A União Europeia é mais do que uma confederação de Estados, mas não é um Estado federal. Na realidade, é algo de inteiramente novo e historicamente único. O seu sistema político tem vindo a evoluir constantemente ao longo dos últimos 50 anos e tem por base uma série de Tratados – desde os que foram assinados em Paris e Roma na década de 50 até aos mais recentes de Amesterdão e Nice.

Nos termos destes Tratados, os Estados-Membros delegam parte da sua soberania nacional em Instituições Comuns, Órgãos Financeiros, Órgãos Interinstitucionais, Órgãos Consultivos e Organismos Descentralizados da União Europeia (Agências) que representam tanto os interesses nacionais como os interesses comunitários.

Com o objectivo de proporcionar o acesso a informação detalhada, para permitir a obtenção de respostas credíveis à pergunta “Como funciona a União Europeia?”, dispusemos nesta página a listagem das Instituições, Órgãos e Agências europeias responsáveis pelo funcionamento da União Europeia, bem como os respectivos links para as páginas alojadas no site Europa, com o objectivo de lhe permitir aceder a um vasto leque de informação.

Convidamo-lo a prosseguir na sua visita, através do acesso aos links seguintes:

Instituições

Órgãos financeiros

Órgãos interinstitucionais 

Organismos descentralizados da União Europeia (Agências)

Órgãos consultivos