Este Centro constitui-se como um serviço de apoio ao cidadão no domínio da informação europeia facultando, para além de informações de âmbito mais geral (história e construção europeia, instituições, …), orientação, assistência e resposta a questões sobre legislação, políticas e programas comunitários específicos que constituem oportunidades de financiamento para acções em diferentes domínios.

Os recursos humanos dão aos visitantes um apoio técnico personalizado, na resposta às suas questões, nomeadamente no esclarecimento sobre a execução de políticas e programas comunitários; no apoio à consulta de documentação europeia, quer em papel, quer através da Internet, utilizando os computadores disponibilizados para este fim; no apoio à consulta de bases de dados europeias; bem como no apoio ao acesso do Serviço EUROPE DIRECT.

No seu espaço físico aberto ao público, que serve de base a todas as actividades desenvolvidas, é facultado um serviço de recepção de documentação, de produção e difusão de informação europeia e de resposta a questões europeias colocadas pelo público em geral.

Neste espaço, os visitantes têm acesso aos seguintes serviços:

Consulta e Disponibilização de materiais informativos
O Centro possui um número substancial (cerca de 6500) de materiais informativos (Livros, Brochuras, Cd-rooms, Vídeos,…), identificados e catalogados, que podem ser consultados pelos visitantes.
Estes materiais servirão de apoio aos estudantes, aos professores, aos investigadores, aos “actores” de desenvolvimento na obtenção de informação precisa e sistematizada sobre o processo de Integração da União Europeia. Possui ainda outros materiais que podem ser consultados e recolhidos de forma gratuita pelos visitantes. Estes materiais tornam-se úteis no apoio aos jovens, em idade escolar, bem como no desenvolvimento de actividades profissionais, como por exemplo, Ensino/Educação, Formação Profissional, Estágios Curriculares e Profissionais, Trabalho de Investigação,…

Leitura Domiciliária
Alguns dos materiais anteriormente referidos podem ser facultados, sob a forma de requisição, para leitura e visionamento domiciliário.

Acesso à Internet
É possível o acesso à Internet, por parte dos vistantes, para a consulta de informação europeia, nomeadamente através do Site EUROPA.

Se necessitar de informação sobre um tema europeu, pode enviar-nos um E-mail para ciedbraganca@ipb.pt e questionar-nos sobre a existência de materiais informativos relacionados com o tema em causa. Ou então, faça-nos uma visita!!!!