O Centro possibilita e apoia os cidadãos, as empresas, os estudantes, os investigadores,…, no acesso ao Serviço EUROPE DIRECT que consiste numa linha directa para a União Europeia, através da qual qualquer cidadão pode colocar as suas perguntas sobre a União Europeia, através dos seguintes serviços:

  • Assistência na Internet para facilitar as pesquisas em linha no site EUROPA, disponível através do endereço seguinte http://www.europa.eu.int/europedirect/. À disposição de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 18h30, hora da Europa Central, em Inglês e Francês, foi concebido para assistir a navegação no sítio Web EUROPA indicando de forma prática como encontrar:
    • Documentos específicos da União Europeia no EUROPA (legislação, publicações, comunicados de imprensa, …);
    • Informações de carácter geral de interesse público sobre políticas específicas da União Europeia (fichas de informação, relatórios, estatísticas, documentos de trabalho,…);
    • Informação sobre a integração europeia (história, símbolos, instituições, contactos, ..
      Este serviço de Assistência na Internet é interactivo e permite criar uma sessão de navegação com um operador e obter uma resposta rápida à sua pergunta.
  • Correio Electrónico mediante o preenchimento do formulário da caixa do correio, disponível através do endereço seguinte http://www.europa.eu.int/europedirect/. Permite obter respostas às questões colocadas, através do E-mail.
  • Telefone disponibilizado pelo Centro – pode utilizar o número verde único 00 800 6 7 8 9 10 11 (a partir dos 27 Estados-Membros da União Europeia) e colocar verbalmente (na sua própria língua) as questões ou preocupações europeias.

Através dos meios tecnológicos disponibilizados pelo Centro, os cidadãos poderão aceder a este serviço, bem como usufruir do apoio técnico para o efectuar.