O Centro constitui-se como um serviço de apoio ao cidadão no domínio da Informação Europeia.  Faculta, para além de informações de âmbito mais geral (história e construção europeia, funcionamento das Instituições Europeias, …) orientação, assistência e resposta a questões sobre legislação, políticas e programas específicos que constituam oportunidades de financiamento para acções em diferentes domínios.

Apresentação PowerPoint do Centro de Informação Europe Direct de Bragança

Desdobrável do Centro Europe Direct de Bragança

Face à extinção da rede dos Carrefours Rurais pela Comissão Europeia, o Instituto Politécnico de Bragança, através do corpo técnico e de gestão do ainda Carrefour-Bragança (Centro de Informação Europeia e Animação Rural) apresentou, em 2004,  uma candidatura ao convite publicado pela Comissão Europeia para a criação dos novos Centros de Informação EUROPE DIRECT.

A aprovação da candidatura apresentada deu assim origem ao Centro de Informação Europe Direct de Bragança que funcionou durante o período de 2005-2008. Em Janeiro 2009, após nova candidatura, foi dada continuidade ao Centro,  por um período de 4 anos (2009-2012).

Este Centro, do Instituto Politécnico de Bragança, tem por objectivo geral contribuir para que o cidadão da sua área de intervenção, possa ter um acesso facilitado à informação sobre a União Europeia e, em especial, à forma como esta pode afectar a sua vida quotidiana.

No espaço físico do Centro aberto ao público (situado na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança), os cidadãos podem ter acesso a informação e documentação europeia, em papel ou através de meios telemáticos, bem como apoio técnico personalizado sobre questões europeias.

Missão
Divulgar informação sobre as políticas e programas da União Europeia em Trás-os-Montes.

Funções
Para atingir os seus objectivos, este Centro tem por funções:

  • Informar o público em geral, sobre as actividades da União Europeia;
  • Cooperar com diversos actores regionais;
  • Assegurar a transmissão das reacções dos cidadãos europeus às Instituições Europeias, transmitindo-lhes a suas perguntas, opiniões e sugestões.

Serviços prestados

  • Apoio técnico personalizado, disponível no espaço aberto ao público:
    • Resposta às questões do público;
    • Apoio à consulta de documentação europeia (em papel e através da Internet);
    • Apoio à consulta das bases de dados europeias;
  • Elaboração e difusão de materiais informativos europeus:
    • Via E-mail:
      • Serviço Informativo Electrónico (Mensal);
      • Boletim Informativo Electrónico (Bimestral);
      • Notas de Imprensa (Semanais);
    • Via correio postal:
      • Boletim Informativo (Quadrimestral);
  • Promoção e apoio de acções informativas de natureza diversificada direccionadas para grupos específicos (junto de Escolas, Câmaras Municipais,  Associações, entre outros);
  • Estabelecimento de parcerias com entidades de natureza diversificada, com o objectivo de melhor difundir a informação europeia na nossa área de intervenção;
  • Ponto de acesso ao Serviço EUROPE DIRECT que permite aos cidadãos colocar por telefone ou por correio electrónico, directamente a Bruxelas, as suas questões sobre a União Europeia.

Através do conteúdo das páginas que elencamos neste menu e dos links que identificamos, convidamo-lo a prosseguir a sua visita, na certeza da obtenção de informação explícita sobre: