Os sistemas educativos nos 27 Estados-Membros da União Europeia diferem uns dos outros, nomeadamente nas suas abordagens da formação profissional, do ensino médio e superior, dos exames, da qualificação, ….

No entanto, e apesar das especificidades, particularidades e por vezes contrariedades, é cada vez maior o número de jovens estudantes que aproveitam a oportunidade de estudar noutro país europeu. Certamente esta vai permitir-lhes por um lado,algumas mais valias, como por exemplo, a possibilidade de adquirir ou melhorar competências linguísticas, conhecer uma cultura diferente, fazer amigos em todo o mundo. Por outro lado, a indicação no Curriculum Vitae de possuir uma formação obtida num país diferente do seu, valoriza-o!

Através dos sites abaixo identificados, convidamo-lo a descobrir algumas das oportunidades de poder estudar na Europa:

1Educação para a Europa
O Conselho da Europa oferece informação sobre os seus programas educativos e as diferentes actividades que têm lugar no domínio da educação.   
 
2Enic-Naric.net
Ponto de acesso a informação sobre a vida académica, mobilidade profissional, bem como sobre o reconhecimento das qualificações académicas e profissionais no estrangeiro.   
 
3Ensino e formação a nível europeu
Sítio da Comissão Europeia onde pode encontrar uma panorâmica das suas actividades no campo da educação e da formação.   

 
4EuroEducation
 Um manancial de informação concebida para ajudar os estudantes do ensino superior a escolher partindo de uma grande variedade de cursos académicos e profissionais.   
 
5Ploteus: Portal sobre as Oportunidades de Aprendizagem no Espaço Europeu
Está a pensar prosseguir os estudos noutro país? Consulte a secção dos sistemas educativos neste portal.   
 
6Reconhecimento de diplomas na União Europeia
Este site permite obter informação sobre o reconhecimento dos graus académicos na Europa, bem como informação geral sobre o Sistema Europeu de Transferência de Créditos (ECTS).  
 
7Bolsas de estudo europeias de investigação de pré e pós-doutoramento
Informação útil para todos os jovens investigadores que pretendem participar em programas europeus. Informe-se sobre bolsas de estudo de investigação e outras bolsas europeias.  
 
8Rede de estudantes Erasmus
Os “guias nacionais” desta organização de estudantes à escala europeia oferecem informação útil para estudantes que pretendem estudar no estrangeiro. 
 

9iAgora Erasmus e informação sobre estudos no estrangeiro
Vai estudar no estrangeiro e procura conselhos práticos? Leia sobre as experiências de estudantes que participaram no programa Erasmus ou outros programas de intercâmbio internacionais.  
 
11Intercâmbios entre escolas
Lista de ligações a redes europeias que oferecem oportunidades de intercâmbios entre escolas.  
 

10Procurar escolas parceiras
Neste site pode inserir o seu pedido de intercâmbio com uma escola sedeada num país da União Europeia.