Na União Europeia, os direitos dos cidadãos estão protegidos pela Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia, cujo objectivo é assegurar que todos os Estados-Membros e Instituições Europeias defendam e promovam medidas para a igualdade, a justiça, a dignidade e os direitos dos cidadãos.

Convidamo-lo a consultar os sites seguintes, para obtenção de informação sobre os seus direitos económicos, sociais, políticos e humanos, bem como o que esperar e como se comportar nas diferentes situações em que poderá ver-se envolvido. 
 

31A vossa Europa: A União Europeia e os serviços públicos nacionais em linha
Aqui pode aceder a fichas técnicas sobre os direitos dos cidadãos da União Europeia no tocante a residência, educação, condições de trabalho, segurança social, bem como formas de fazer valer os seus direitos.   

32Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia
Nesta carta, a União Europeia afirma o seu compromisso para com os direitos humanos, as liberdades fundamentais e os direitos sociais considerados nos diferentes capítulos sobre a dignidade, a justiça, a solidariedade, a igualdade e os direitos dos cidadãos.   
 
33Convenção europeia sobre o exercício dos direitos das crianças
Através do site do Conselho da Europa, pode aceder ao texto integral deste tratado referente aos direitos das crianças na Europa.   
 
 
 
35Parlamento Europeu dos Jovens
Neste site o Parlamento Europeu sensibiliza os jovens para as questões europeias, as actuais políticas e o processo democrático.   
 

34Fórum Europeu da Juventude
É a plataforma que representa as organizações europeias de juventude nas instituições internacionais, como a União Europeia e as Nações Unidas, em questões relevantes para os jovens.

 Convidamo-lo a continuar a sua pesquisa na obtenção de mais informação sobre os seus direitos:
… enquanto consumidor
… enquanto imigrante
… enquanto membro de uma família
Todos diferentes, todos iguais

Direitos Humanos