No Tratado de Amesterdão, assinado em 1997, foi introduzido um título relativo ao Emprego, segundo o qual a promoção do emprego é uma “questão de interesse comum” dos Estados-Membros e um dos objectivos da União Europeia.

Na sequência deste “reconhecimento”, os Chefes de Estado e de Governo da União Europeia decidiram promover uma “Estratégia Europeia para o Emprego”, devendo esta ser coerente e complementar às disposições de cada Estado-Membro nesta matéria e com objectivo de obter o maior proveito destas novas disposições em relação ao “emprego”.

Após o Conselho Europeu Extraordinário de Lisboa, em 2000, o Emprego passou a ser considerado uma prioridade para a União Europeia, relançada pela Estratégia de Lisboa.

Actualmente, apesar dos esforços feitos e das iniciativas desenvolvidas, a questão do emprego/desemprego na União Europeia, em especial em alguns dos seus Estados-Membros, tem assumido valores e repercussões muito nefastas para o seu desenvolvimento económico e social. Por sua vez, tornam-se evidentes as suas repercussões a nível da União Europeia.

Através dos sites abaixo identificados, convidamo-lo a descobrir algumas das oportunidades de poder trabalhar na Europa:

21Guia para os candidatos a emprego na Europa
Guia da Comissão Europeia que lhe dá respostas a questões práticas sobre a possibilidade de trabalhar noutro país.  
 

22Actividades da União Europeia: emprego
Esta página é o ponto de partida para obter informação sobre emprego a nível europeu. Encontrará informação sobre diferentes aspectos: legislação e tratados, políticas, estatísticas, fichas técnicas, publicações, etc.   
 
23Experiência em mobilidade laboral
Gostaria de encontrar novas pessoas, tornar-se um cidadão global? Então, considere a hipótese de trabalhar no estrangeiro por algum tempo! Conselhos práticos, guias, ferramentas e testes práticos para verificar se é um bom candidato à expatriação. 

26Oportunidades de emprego em organizações internacionais
Este site oferece algumas possibilidades de trabalhar numa organização europeia ou internacional.   
 

27Página sobre reconhecimento mútuo de qualificações no servidor EUROPA
Neste site pode encontrar uma lista de textos legislativos sobre reconhecimento de qualificações profissionais e a lista dos pontos de contacto para o reconhecimento profissional nos Estados-Membros.   
 
28Serviços de Emprego Europeus
O site EURES da Comissão Europeia permite aceder a informação sobre como encontrar emprego no estrangeiro, bem como as condições de vida e de trabalho noutros países europeus. Encontra ainda os dados necessários para contactar consultores EURES que o poderão ajudar no seu país.   
 
29Sítio web de recrutamento da Comissão Europeia
Neste sítio encontrará informação sobre oportunidades de carreira na Comissão Europeia. A sua visita guiá-lo-á através do processo de candidatura, responderá às suas perguntas mais comuns e, dir-lhe-á onde obter mais informação.

Se pretender continuar a sua pesquisa na obtenção de mais informação nesta área, pode ainda aceder aos sites seguintes:
Estágios
Procurar emprego
Trabalhar nas férias