Na União Europeia, o apoio ao “Voluntariado” tem vindo a ganhar expressividade através de programas e iniciativas comunitárias.

Se está interessado em adquirir novas competências, ao mesmo tempo que ajuda os outros, pode usufruir de programas que o apoiam na sua iniciativa. O voluntariado coloca-o em contacto com novas pessoas e novas culturas, permite-lhe adquirir uma experiência inestimável que pode reforçar ou influenciar a sua carreira futura.

No apoio a uma possível escolha de uma actividade voluntária noutro país, ou mais próximo de si, convidamo-lo a descobrir algumas das oportunidades de voluntariado que existem na União Europeia – Serviço Voluntário Europeu (SVE) – consultando os sites que indicamos a seguir: 
  
 
41Acção Jovens para a paz
Este site disponibiliza muitas ligações e endereços interessantes de organizações envolvidas nos movimentos internacionais de jovens que participam em intercâmbios de serviço voluntário no mundo inteiro.   
 
42Associação das organizações de serviço voluntário
Este site permite aceder a informação sobre todas as organizações-membros envolvidas em programas de serviço voluntário na Europa.   
  
 
44Greenpeace
Aqui, os voluntários são sempre bem-vindos! Associe-se às campanhas da Greenpeace a partir do seu computador, inscrevendo-se como ciberactivista, obtendo informação sobre as actividades do grupo.   
 
45Informação sobre formação – serviço voluntário internacional
Um kit de formação em versão pdf para formadores e jovens interessados e/ou envolvidos em actividades e projectos de serviço voluntário internacional. Pode descarregar o kit na totalidade ou capítulo a capítulo.  

43Centro europeu do serviço voluntário
Uma organização europeia de cúpula dos centros voluntários nacionais e regionais na Europa que promove o serviço voluntário a nível europeu. Este site oferece informação sobre a evolução da situação na União Europeia. 
 
Se pretender continuar a sua pesquisa na obtenção de mais informação nesta área, pode ainda aceder aos sites seguintes:
Serviço Voluntário Europeu
Campos de trabalho
Intercâmbio de Jovens