clip_image002Foi lançada, em Bruxelas, nos dias 9 e 10 de Julho, uma iniciativa para induzir nos jovens uma atitude mais activa no desenvolvimento das políticas de saúde da União Europeia que visa:
– fazer com que os jovens participem mais estreita-mente nas políticas de saúde da União Europeia;
– reforçar a parceria com os jovens no que respeita ao processo de decisão;
– associar intervenientes de outras áreas políticas europeias e nacionais na aplicação de programas de prevenção dirigidos aos jovens;
– apoiar as actividades dos Estados-Membros no domínio da saúde dos jovens.

Esta iniciativa arrancou com uma conferência realizada em Bruxelas, onde mais de 200 jovens de toda a Europa, com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos, se encontraram com decisores políticos da área de saúde para debater problemas de saúde, tais como: consumo de álcool, tabagismo e toxicode-pendência, actividade física e saúde mental.
Foram igualmente discutidas questões tranversais como a crise financeira, as desigualdades em matéria de saúde, a educação e o papel dos meios de comunicação.
Segundo a Comissária Androulla Vassiliou “Ainda que a saúde dos jovens europeus esteja hoje melhor do que nunca, há sinais preocupantes de que demasiados jovens estão a adoptar estilos de vida e comportamentos que, a longo prazo, diminuirão a sua
capacidade de viver de um modo saudável e produtivo, comprometendo assim o seu futuro. O meu objectivo é motivar os jovens de hoje a cuidar da sua saúde, interagir com os decisores políticos e expressar os seus pontos de vista em questões de saúde”.

 

No âmbito desta iniciativa, a Comissão Europeia criou um sítio Web “Cuida de ti, sê tu mesmo”, acessível a partir do Portal de Saúde da União Europeia e disponível em 22 línguas.
Este sítio Web comporta três grandes partes: uma página sobre a conferência, outra sobre o concurso dedicado ao tema «Saúde dos Jovens» e um blog com testemunhos moderados pelo Fórum Europeu da Juventude.

Para mais informações:
http://ec.europa.eu/health-eu/youth/index_pt.htm