horizon_2020_ptA Comissão Europeia apresentou uma ação-piloto no domínio do «Processo Acelerado para a Inovação» num total de 100 milhões de euros e 5 prémios à Inovação e que se enquadra no âmbito do Programa-Quadro Horizonte 2020.

A ação concederá subvenções a empresas e organizações inovadoras. Os prémios recompensam invenções tecnológicas. As candidaturas no âmbito do «Processo Acelerado para a Inovação» serão abertas a partir de janeiro de 2015.

O regime apoiará os pequenos consórcios de três a cinco organizações com grande participação empresarial, de modo a dar um último empurrão às ideias promissoras, antes do seu lançamento no mercado. Está aberto a todas as ideias, independentemente da área tecnológica ou do tipo de candidatura, e a todas as entidades jurídicas estabelecidas na UE ou num país associado ao Programa-Quadro Horizonte 2020.

Os concursos para os cinco prémios à inovação terão lugar no final de 2014 e no princípio de 2015. Os prémios, que totalizarão 6 milhões de euros em 2015, abrangem 3 áreas temáticas de investigação:

  • Saúde «Prémio Redução da Utilização de Antibióticos» e «Prémio Scâner para Alimentos»
  • Ambiente «Prémio Redução da Poluição Atmosférica»
  • TIC «Prémio Partilha Colaborativa de Espetro» e «Prémio Transmissão Ótica»

Para mais informações:
http://ec.europa.eu/research/participants/portal/desktop/en/home.html

Share