ano europeu do desenvolvimento2015 é um ano especial para o desenvolvimento. É o primeiro Ano Europeu consagrado à ação externa da União Europeia e ao papel da Europa no mundo. Para as organizações de desenvolvimento de toda a Europa é uma oportunidade única para mostrar o empenho da Europa na erradicação da pobreza à escala mundial e motivar mais europeus a implicar-se e a participar no desenvolvimento. Além disso, em 2015 está igualmente previsto alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio acordados em 2000, e a comunidade internacional deverá decidir qual o futuro quadro mundial para a erradicação da pobreza e o desenvolvimento sustentável.

O Eurobarómetro de 2013 mostra-nos dados surpreendentes sobre a forma como os cidadãos europeus veem o desenvolvimento:

  •   Mais de 80 % consideram que a ajuda ao desenvolvimento é importante;
  •   60 % pensam que temos de reforçar essa ajuda;
  •   Dois terços acreditam que a luta contra a pobreza nos países em desenvolvimento deve ser uma das principais prioridades da União Europeia;
  •   50 % declaram, não saber para onde vai a ajuda da União Europeia.

Em 2015, faremos o que estiver ao nosso alcance para explicar aos cidadãos europeus como funciona a ajuda ao desenvolvimento e para demonstrar que produz efeitos concretos e duradouros. Vamos mostrar aos contribuintes que o seu dinheiro está a ser utilizado da melhor forma possível para ajudar as pessoas em todo o mundo que, sem terem culpa nenhuma, se encontram numa situação de pobreza, dando-lhes meios de subsistência para si, as suas famílias e comunidades.

Para mais informações:
https://europa.eu/eyd2015/pt-pt