logo-aepc-2018-amarelo_pt copyEntre 2007 e 2013, a União Europeia investiu 4 000 milhões de euros em projetos relacionados com o património para o desenvolvimento regional e rural. Calcula-se que, para o período 2014‑2020, este valor ascenda aos 6 000 milhões de euros, aos quais se acrescentam 100 milhões de euros para investigação relacionada com o património cultural ao abrigo do programa Horizonte 2020, sob alçada do Comissário europeu Carlos Moedas.

Em virtude do Ano Europeu do Património Cultural, a Comissão em colaboração com o Conselho da Europa, a Unesco e outros parceiros, realiza um conjunto de iniciativas que se dividem em quatro princípios: envolvimento, sustentabilidade, proteção e inovação. Entre os projetos contam-se atividades com escolas, investigação sobre soluções inovadoras para a reutilização de edifícios classificados como património ou a luta contra o tráfico ilícito de bens culturais. O objetivo consiste na promoção, proteção e divulgação do património numa lógica enriquecedora e que beneficie os cidadãos a longo prazo.

Em simultâneo, estas medidas são uma prova do compromisso da Comissão Europeia com este setor da economia. Atualmente, mais de 300 000 pessoas trabalham neste setor em toda a União Europeia e estima-se a existência de 7,8 milhões de postos de trabalho indiretamente relacionados com o património, seja interpretação, segurança ou turismo.

Segundo o Eurobarómetro especial 466, a população portuguesa destaca-se entre todos os Estados-Membros pelo valor que atribui ao património cultural para o próprio país: 84 % dos inquiridos defende que as autoridades públicas devem atribuir mais recursos ao património cultural da Europa e 93 % acredita que conteúdos sobre o património cultural devem pertencer aos programas escolares, uma via privilegiada de transmissão da cultura, tradição e história.

Esta convergência entre a perspetiva dos cidadãos e o plano de ação da Comissão Europeia é uma personificação do lema «o Ano Europeu do Património Cultural pertence a todos nós!»