pobreza_2_121011111430A Agenda 2030, um quadro universal para todos os países e cuja finalidade é erradicar a pobreza e conseguir um desenvolvimento sustentável no horizonte 2030, define um conjunto ambicioso de 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e foi adotada a 25 de Setembro , numa cimeira especial da ONU em Nova Iorque.

Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável que foi adotada nas Nações Unidas estabelece um quadro global cuja finalidade é erradicar a pobreza e conseguir um desenvolvimento sustentável até 2030, alicerçando-se nos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, adotados em 2000. Primeiro acordo global a estabelecer um programa de ação universal e abrangente, a Agenda 2030 define um conjunto ambicioso de 17 objetivos de desenvolvimento sustentável com 169 metas, cuja concretização envolve todos os países e partes interessadas e tem repercussões nas políticas nacionais. A Agenda 2030 compreende igualmente a Agenda de Ação de Adis Abeba, adotada em julho e que define os vários meios necessários para a execução da Agenda 2030, entre os quais se contam os recursos nacionais, o financiamento privado e a ajuda pública ao desenvolvimento.

A União Europeia, participante ativo neste processo desde o início, empenhar-se-á em levar por diante a Agenda 2030, interiormente (no quadro de iniciativas como a estratégia para uma economia circular, que aponta para padrões mais sustentáveis de produção e consumo) e também exteriormente, apoiando, no quadro das suas políticas externas, os esforços de outros países, particularmente os mais necessitados.

Para mais informações:
http://www.undp.org/content/undp/en/home/mdgoverview/post-2015-development-agenda.html

Share