europa_nostra_award_ptEstão abertas as candidaturas ao Prémio da União Europeia para o Património Cultural Europa Nostra, até ao dia 1 de outubro de 2015. Nos últimos 50 anos, a Europa Nostra construiu uma rede de mais de 400 membros e organismos associados de toda a Europa, representando milhões de cidadãos que apoiam ou trabalham em prol da herança histórica e cultural como voluntários ou de modo profissional.

Promover elevados padrões e competências na prática da conservação do património cultural tangível e estimular o intercâmbio do conhecimento e experiência no âmbito do património cultural europeu são os objetivos deste prémio atribuído anualmente pela Comissão Europeia em parceria com a Federação Europa Nostra.

Em 2016, os prémios serão atribuídos a 30 projetos distribuídos por 4 categorias:

• Conservação;
  • Investigação e Digitalização;
  • Contribuições exemplares (individuais ou de organizações); e
  • Educação, Formação e Sensibilização.

As candidaturas podem ser apresentadas por quem possua autorização para tal do proprietário do edifício ou local, do autor do estudo ou do designado para o prémio e apenas podem ser submetidas uma vez na mesma categoria. Os projetos vencedores de todas as categorias receberão diplomas e serão amplamente publicitados em toda a Europa. Existe ainda um prémio monetário adicional no valor de 10 000 euros para até 7 realizações entre as mais notáveis.

Prémios já atribuídos a Portugal:

Em 2008, Portugal recebeu uma medalha na categoria da Investigação e Digitalização pelo trabalho de investigação realizado pelo Museu da Presidência sobre o Palácio de Belém.

Em 2009 e 2010, a cidade de Coimbra foi laureada com dois prémios de preservação do património cultural europeu pelo projeto de recuperação da Via Latina da Universidade de Coimbra e do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, ambos na categoria da Conservação.

Em 2012, o restauro dos seis órgãos históricos da Basílica do Convento de Mafra foi distinguido com o prémio na categoria da Conservação.

Em 2013, foram quatro os projetos portugueses distinguidos: Liceu Passos Manuel, em Lisboa, e Chalet da Condessa de Edla, em Sintra, na categoria da Conservação; Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, em Lisboa, na categoria da Contribuição exemplar de um indivíduo ou organização; e Projeto SOS Azulejo, em Loures, na categoria da Educação, formação e sensibilização.

Em 2014, foram distinguidos o projeto português Percurso histórico das Linhas de Torres Vedras, na categoria de Conservação e o Programa radiofónico «Encontros com o património», na categoria da Educação, Formação e Sensibilização.