roteiro_ciencia_ptO Comissário Europeu Carlos Moedas visita Coimbra e Cantanhede a 5 e 6 de novembro. Nesta agenda dedicada à investigação, ciência e inovação, o Comissário inaugura a aceleradora de empresas TecBIS do Instituto Pedro Nunes e um edifício do Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Ciências da Construção (ITeCons). Visita a Universidade de Coimbra, centros de investigação e empresas.

A Europa investe no sucesso de Portugal e o Roteiro da Ciência materializa esse empenho com a visita do Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação Carlos Moedas a várias cidades portuguesas, permitindo-lhe conhecer em detalhe a excelência da ciência e da inovação que se produz em Portugal.

O Roteiro da Ciência acontece no período em que se comemoram os 30 anos da adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia (CEE) e a etapa em Coimbra do Roteiro acontece na semana em que se celebra o primeiro ano da “Comissão Juncker”.

Coimbra é a primeira cidade portuguesa a receber o Roteiro da Ciência, uma iniciativa que permitirá explicar a ação da Comissão Europeia na promoção da Investigação, Ciência, e Inovação, nomeadamente os instrumentos europeus em vigor (Horizonte 2020, Fundos Estruturais e Plano de Investimento Juncker), conhecer casos de sucesso de instituições públicas e privadas, assim como de investigadores e empresas, promovendo o contacto entre instituições regionais, nacionais e europeias.

Aproveitando a oportunidade das comemorações dos 725 anos da Universidade, Carlos Moedas pretende conhecer em detalhe a excelência da ciência e da inovação que se produz em Coimbra e em Cantanhede:
“É com grande satisfação que dou início ao Roteiro da Ciência em Coimbra e Cantanhede; quero, acima de tudo, trazer a Europa até à Região Centro e mostrar que investimos no sucesso de Portugal. As celebrações dos 725 anos da Universidade de Coimbra são uma ótima oportunidade para esta visita. Coimbra é um ecossistema de sucesso que aproveita o melhor dos mundos académico e empresarial. Coimbra e Cantanhede estão, com muito mérito, pela excelência das suas empresas e investigadores, no mapa europeu da ciência; é essa excelência que eu quero conhecer melhor”, disse Carlos Moedas a respeito desta visita.

João Gabriel Silva, Reitor da Universidade de Coimbra, disse: “A visita do Eng. Carlos Moedas é um momento importante para a Universidade de Coimbra, quer porque vem inaugurar duas importantes estruturas da UC de ligação ao tecido económico (a aceleradora de empresas do Instituto Pedro Nunes e a segunda fase do ITeCons –  Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Ciências da Construção), quer porque permite realçar a nossa grande presença nos programas europeus de investigação e inovação, onde queremos ser cada mais ativos.”

Ana Abrunhosa, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), disse:«A visita do Comissário Carlos Moedas é uma excelente oportunidade para a Região Centro mostrar o que de melhor tem feito no domínio da Ciência e Tecnologia, apresentando bons exemplos da aplicação de fundos europeus, quer no contexto empresarial quer nas infraestruturas científicas e tecnológicas. No quadro comunitário que termina foi aprovado um conjunto significativo de projetos no domínio da ciência e da tecnologia, envolvendo um investimento dos fundos europeus de cerca de 200 milhões de euros, que em muito contribuíram para que a Região Centro tenha hoje um sistema regional de inovação cada vez mais dinâmico e empreendedor».

Carlos Moedas é o responsável pelo Horizonte 2020, o programa da União Europeia para a investigação, ciência e inovação, lançado em 1 de janeiro de 2014. Ao longo de sete anos, são investidos quase 80 mil milhões de euros em projetos de investigação e inovação destinados a apoiar a competitividade económica da Europa e a alargar as fronteiras do conhecimento humano.

Durante esta etapa do Roteiro da Ciência, o Comissário Carlos Moedas terá contactos próximos com a Universidade, laboratórios, centros de investigação, start-ups, PMEs e multinacionais com elevados índices de investimento em inovação.