bandeiras_meia_haste_berlaymont_ptO Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e o Presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, dão conferência de imprensa conjunta antes da Cimeira do G20 para condenar os ataques de Paris e apelar a uma resposta global para resolver a crise dos refugiados.

«É imperativo compreendermos que aqueles que organizaram e executaram os ataques são precisamente aqueles de quem os refugiados fogem», disse o presidente da Comissão na conferência de imprensa conjunta com o Presidente do Conselho Europeu onde condenaram os brutais ataques de Paris antes da Cimeira do G20 em Antália.

O Presidente Juncker avisou os líderes, da Europa e do G20, que os ataques de Paris não devem impedir os países de proteger e recolocar refugiados nos seus territórios.

«Trata-se de um problema global que nos pede uma resposta global».

Na conferência de imprensa, o Presidente incitou também ao progresso em termos de reformas de políticas fiscais e um acordo juridicamente vinculativo em matéria de alterações climáticas em Paris no próximo mês de dezembro.

As declarações dos dois líderes seguiram-se às conversações com o Primeiro-Ministro Australiano, Malcolm Turnbull, nas quais ambas as partes acordaram em concluir o Acordo-Quadro UE-Austrália e em trabalhar no sentido de lançar um Acordo de Comércio Livre.

Numa declaração, ambas as partes condenaram os ataques de Paris e reiteraram a sua determinação em defender as liberdades e valores comuns no sentido de conduzir a agenda em matéria de luta contra o terrorismo, incluindo no âmbito da Cimeira do G20.

Para mais informações:
http://ec.europa.eu/portugal/comissao/destaques/20151116_comissao_condena_atentados_paris_pt.htm