vacinas1A Comissão Europeia concedeu uma autorização condicional de introdução no mercado para a vacina contra a COVID-19 desenvolvida pela BioNTech e pela Pfizer, tornando-a a primeira vacina contra a COVID-19 autorizada na UE.

Esta autorização, aprovada pelos Estados-Membros, surge na sequência de uma recomendação científica positiva baseada numa avaliação exaustiva da segurança, eficácia e qualidade da vacina pela Agência Europeia de Medicamentos.

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, declarou: «Acrescentamos hoje um capítulo importante a uma história de sucesso europeia. Aprovámos a primeira vacina segura e eficaz contra a COVID-19. Em breve, surgirão mais vacinas. Estarão disponíveis doses da vacina hoje aprovada para todos os países da UE ao mesmo tempo, nas mesmas condições. O início próximo da campanha de vacinação na UE será também um grande momento de unidade. É uma boa forma de acabar este ano difícil e de começar a virar a página sobre esta pandemia. Estamos todos juntos nesta crise.» Stella Kyriakides, comissária da Saúde e Segurança dos Alimentos, acrescentou: «Trata-se de um grande dia para a Europa. É um dia que demonstra a verdadeira solidariedade europeia em ação. Após meses de trabalho, vemos os resultados da nossa estratégia da UE em matéria de vacinas: o acesso simultâneo em todos os Estados-Membros a vacinas seguras, eficazes e a preços acessíveis. Hoje, testemunhamos o que podemos alcançar coletivamente quando trabalhamos em conjunto numa sólida União Europeia da Saúde. Uma Europa que cuida das pessoas e as apoia. Uma Europa que não se poupa a esforços.»

A Comissão, os Estados-Membros e a empresa estão agora a envidar esforços para que as primeiras doses sejam entregues em 26 de dezembro, de modo a dar início à campanha de vacinação na UE em 27,28 e 29 de dezembro.

As entregas prosseguirão em dezembro e com um ritmo semanal constante durante os meses seguintes. A distribuição do total de 200 milhões de doses deverá estar concluída até setembro de 2021.

Para mais informações:

https://ec.europa.eu/portugal/news/EMA-issued-a-positive-scientific-opinion-on-the-BioNTech-pfizer-vaccine_pt

Share