comissao-europeiaUm mercado da energia com boas conexões é essencial para a criação de uma União da Energia que garanta energia segura, sustentável e a preços acessíveis para todos os cidadãos e empresas da UE.

A construção das ligações transfronteiriças em falta entre a Península Ibérica e o resto do mercado da energia da UE constitui, por conseguinte, uma prioridade para a Comissão Europeia, que criou hoje um novo Grupo de Alto Nível para promover projetos de infraestruturas fundamentais no domínio da energia no Sudoeste da Europa.

O Comissário Miguel Arias Cañete declarou: «A energia deve circular livremente em toda a Europa. Essa circulação trará vantagens à União Europeia no seu todo e, designadamente, aos consumidores europeus, reforçará a competitividade da nossa indústria e criará postos de trabalho, protegendo, simultaneamente, o ambiente através de uma melhor utilização de energias renováveis. A criação do Grupo de Alto Nível, na sequência da histórica Cimeira de Madrid de 4 de março sobre as Interconexões, é um passo importante neste sentido, porquanto os seus trabalhos serão essenciais para se conseguir a integração entre a Península Ibérica e o resto do mercado da energia da UE.»

O memorando de entendimento para o Grupo Regional do Sudoeste, que cria o Grupo de Alto Nível, foi hoje assinado no Luxemburgo. Este grupo elaborará um plano para aplicar a denominada Declaração de Madrid, assinada em 4 de março pelo Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, pelo Presidente da República Francesa, François Hollande, pelo Primeiro-Ministro da Espanha, Mariano Rajoy, e pelo Primeiro‑Ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho.

O Grupo de Alto Nível vai ocupar-se das infraestruturas de gás e de eletricidade. Assegurará um acompanhamento regular e prestará assistência técnica aos Estados-Membros.

Para apoiar os trabalhos deste Grupo, a Comissão lançou dois estudos sobre as vantagens, os custos e as possibilidades técnicas de novas interconexões de eletricidade e gás entre a Península Ibérica e o resto da Europa. Os resultados do estudo sobre a eletricidade serão apresentados no outono e os resultados do estudo sobre o gás estarão disponíveis em dezembro de 2015.

Para mais informações:
http://europedirectbraganca.ipb.pt/wp/wp-content/uploads/2015/06/Dominio-da-energia.pdf