neb_launch_template_squareA Comissão lançou a fase de conceção da iniciativa Novo Bauhaus Europeu, anunciada pela presidente Ursula von der Leyen no seu Discurso sobre o Estado da União de 2020.

O Novo Bauhaus Europeu é um projeto ambiental, económico e cultural que visa combinar a conceção, a sustentabilidade, a acessibilidade, o baixo custo e o investimento, a fim de ajudar a concretizar o Pacto Ecológico Europeu.

Os valores fundamentais do Novo Bauhaus Europeu são, por conseguinte, a sustentabilidade, a estética e a inclusividade. O objetivo da fase de conceção é recorrer a um processo de cocriação para definir o conceito, explorando ideias, identificando as necessidades e desafios comuns mais urgentes e interligando as partes interessadas.

Sendo um dos elementos da fase de conceção, a Comissão lançará, na próxima primavera, a primeira edição do prémio Novo Bauhaus Europeu. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, declarou: «O Novo Bauhaus Europeu é um projeto de esperança destinado a explorar formas de uma melhor vida em comum após a pandemia. Trata-se de adequar a sustentabilidade ao estilo, a fim de aproximar o Pacto Ecológico Europeu da mentalidade e das casas das pessoas. Precisamos de todas as mentes criativas — projetistas, artistas, cientistas, arquitetos e cidadãos — para que o Novo Bauhaus Europeu seja um sucesso.»

Nos próximos meses, a Comissão atribuirá prémios a exemplos existentes que ilustrem a integração dos valores fundamentais da iniciativa e possam inspirar debates sobre os locais onde vivemos e a sua transformação.

Para mais informações:

https://ec.europa.eu/portugal/news/NewEuropeanBauhaus_pt

Share