No dia 12 de Fevereiro de 2009, foi lançada a segunda geração da Rede de Informação Europe Direct à escola europeia, para o período 2009-2012.

Esta rede tem como objectivos, dar a possibilidade aos cidadãos de receberem informação prática e, aconselhar sobre o exercício dos respectivos direitos da União Europeia.

Os Centros Europe Direct proporcionarão também o feedback dos cidadãos às Instituições da União Europeia, além de promover localmente e regionalmente o debate sobre temas da União Europeia.

Desta forma qualquer cidadão poderá dirigir-se a um dos 500 centros de informação para obter respostas às suas questões específicas sobre a União Europeia.

Segundo a Vice-Presidente da Comissão Europeia, Margot Wallstrom, responsável pela Estratégia da Comunicação “nos últimos quatro anos, os centros de informação Europe Direct têm colmatado a lacuna existente entre as Instituições da União Europeia e o público em geral. Tendo em vista as próximas eleições europeias, o lançamento da rede Europe Direct renovada, constitui uma iniciativa importante no âmbito dos nossos esforços para comunicar de forma mais eficaz sobre questões europeias”.

O Instituto Politécnico de Bragança, entidade hospedeira do nosso Centro, apresentou também uma nova candidatura à Comissão Europeia, tendo esta sido aprovada.