roteiro-ciencia-alentejo copyCarlos Moedas, Comissário europeu responsável pelas pastas da Investigação, Ciência e Inovação, estará no Alentejo a 28 e 29 de abril, passando por Évora e Beja em mais uma etapa do Roteiro da Ciência.

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, a Reitora da Universidade de Évora, Ana Costa Freitas, o Presidente do Instituto Politécnico de Beja, Vítor José de Jesus Carioca, e a Representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Colares Alves, acompanham o Comissário europeu Carlos Moedas em várias etapas deste Roteiro.

Nos concelhos visitados, o Comissário Carlos Moedas visita a Universidade de Évora e o Instituto Politécnico de Beja, assim como alguns dos seus centros de investigação que se destacam pela capacidade de inovação e de produção de conhecimento. Neste Roteiro da Ciência, Carlos Moedas valorizará a inovação no setor agroalimentar, o que o leva a visitar a Ovibeja 2017.

O Alentejo é a quarta etapa do Roteiro da Ciência, uma iniciativa que permite explicar a ação da Comissão Europeia na promoção da Investigação, Ciência e Inovação, nomeadamente através dos instrumentos europeus em vigor (Horizonte 2020, Plano de Investimento para a Europa – conhecido como Plano Juncker – e Fundos Estruturais), conhecer casos de sucesso de instituições públicas e privadas, assim como investigadores e empresas, promovendo o contacto entre instituições locais, regionais, nacionais e europeias.

O programa (mais detalhes em baixo) é aberto à imprensa e o Comissário fará um balanço da visita à imprensa às 12h30 de sábado, 29 de abril, na Ovibeja.
Para mais informações, os jornalistas podem contactar Raquel Patrício Gomes (raquel-maria.patricio-gomes@ec.europa.eu).

Programa do Roteiro da Ciência / Alentejo

Sexta-feira, dia 28 de abril de 2017

09h15 – 09h40: – Visita da Câmara Municipal de Beja e encontro com o Sr. Presidente da Câmara João Manuel Rocha da Silva
Local: Praça da República, 4 – 7800 – 427 Beja

10h00 – 11h00: – Intervenção na conferência «Polytechnic Forum on experimental and R&D farms for sustainable food production» – Transmissão em direto
Local: Ovibeja

11h15 – 12h30: – Visita ao Instituto Politécnico de Beja (IPB)
– Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL)
– Escola Superior Agrária
– Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Local: Instituto Politécnico de Beja

14h00 – 14h30: – Visita à plataforma de investigação e de energia solar
Local: Universidade de Évora, Polo da Mitra

14h45 – 17h30: – Intervenção na conferência «Challenges for Mediterranean research: food, resources and territories» – Transmissão em Direto
Local: Universidade de Évora, Polo da Mitra

17h45 – 18h30: – Visita à Universidade de Évora
Local: Universidade de Évora

Sábado, dia 29 de abril de 2017

11h00 – 12h00: – Visita oficial à 34º. edição da Ovibeja

12h00 – 12h30: – Entrega dos Prémios do VIIº concurso internacional de azeite – Ovibeja

12h30 – 13h00  Ponto de Imprensa com jornalistas acreditados – Ovibeja

Pontos de Contacto:

Gabinete do Comissário europeu Carlos Moedas: Alfredo de Sousa, Assessor do Comissário europeu.

Representação da Comissão Europeia em Portugal: Raquel Patrício Gomes, Chefe do Setor de Imprensa, raquel-maria.patricio-gomes@ec.europa.eu, telemóvel: 933 323 636