Carlos Moedas, Comissário europeu responsável pela Investigação, Ciência e Inovação, está em Lisboa no sábado, 22 de abril, para participar na Marcha pela Ciência. Carlos Moedas é um dos oradores da iniciativa.

A Marcha tem início pelas 14h no Largo de São Mamede, seguindo-se um comício no Largo do Carmo. O dia terminará com a Festa da Ciência em vários pontos do Chiado, a partir das 16h.

Organizada por um grupo de cientistas de diversas áreas, a Marcha pela Ciência defende que esta deve ser financiada enquanto veículo de promoção e desenvolvimento do bem-comum. Além disto, defende que a comunicação da Ciência à sociedade deve ser eficaz, enquanto pilares fundamentais da liberdade e da prosperidade. Apela, ainda, a uma união entre  cientistas e não-cientistas, uma união baseada na diversidade  e independente de partidos políticos.

Com esta Marcha, a organização pretende humanizar a ciência, apoiar os cientistas, defender uma ciência aberta, inclusiva e acessível a todos, estimular uma relação de proximidade entre laboratórios e a sociedade, bem como afirmar a ciência enquanto valor democrático.

Carlos Moedas será um dos oradores convidados; a sua intervenção está prevista para as 15h00, à chegada da Marcha ao Largo do Carmo. Os oradores discursarão sobre a Ciência e a sua importância na Sociedade, em linha com os objetivos e princípios defendidos por esta iniciativa, de forma a maximizar uma mensagem positiva, num discurso aberto e inclusivo.

Para mais informações:
https://ec.europa.eu/portugal/news/carlos-moedas-march-science-lisbon_pt

 

Share