green_leafA Comissão Europeia lançou um novo prémio destinado a premiar anualmente as cidades mais pequenas que demonstrem um forte empenho na construção de um ambiente melhor e reconhecer, assim, os esforços levados a cabo na área do chamado crescimento verde, encorajar as cidades a sensibilizar os seus habitantes para a necessidade de uma consciência ambiental.

Podem candidatar-se ao galardão as cerca de 450 cidades europeias que têm entre 50 000 e 100 000 habitantes. O prémio está aberto às cidades dos 28 Estados-Membros, países candidatos (Turquia, República da Macedónia, Sérvia, Montenegro) e ainda Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça.

O prazo para envio das candidaturas para a edição de 2015 termina em 31 de março de 2015.

As candidaturas ao designado Prémio Folha Verde da Europa serão analisadas de acordo com as seguintes categorias: mudanças climáticas e desempenho energético, mobilidade, biodiversidade e aproveitamento de espaços, qualidade do ar e ambiente acústico, resíduos e economia verde e gestão de água.

Cada uma das categorias será, por sua vez, avaliada segundo três parâmetros: planeamento, política e programa, implementação, empenho dos cidadãos e consciência pública. No processo de candidatura as cidades terão ainda de dar exemplos de três boas práticas que executaram em cada uma das categorias.

Após a análise do júri, será pré-selecionado um conjunto de cidades que terão de elaborar um vídeo onde apresentem a sua visão, planos de ação e estratégia de comunicação. O vencedor será anunciado durante a Cerimónia do Prémio Capital Verde da Europa que decorrerá em Bristol em junho de 2015.

Para mais informações:
http://ec.europa.eu/environment/europeangreenleaf/home_en.htm