exchanges_on_science-industry_collaboration_px_site_repr_bot copy conferência é organizada em estreita colaboração com as Direções-Gerais dos Assuntos Económicos e Financeiros (DG ECFIN), da Investigação e Inovação (DG RTD), do Centro Comum de Investigação (JRC) e da Educação e Cultura (DG EAC). O debate será estruturado em três painéis temáticos que versam sobre: 1) obstáculos e incentivos à colaboração ciência-indústria; 2) opções de financiamento disponíveis para a colaboração e inovação ciência-indústria; e 3) o papel do ensino superior neste processo. As conclusões da conferência serão integradas na análise dos Country Reports da Comissão Europeia dos países analisados, a publicar em fevereiro de 2018.

O programa contará com oradores originários de instituições internacionais (OCDE, Banco Europeu de Investimento e Comissão Europeia) e nacionais, em particular da Dinamarca e Portugal. O rol de oradores incluirá peritos da comunidade científica, setor empresarial, organizações de transferência de conhecimento, governo e instituições financeiras, com um leque diversificado de experiências e conhecimentos.

O público-alvo da conferência compreende decisores políticos, universidades em sentido lato, centros de investigação, empresas, entidades financiadoras (fundos de capital de risco, investidores institucionais, agências governamentais, fundações) e organizações de interface (Gabinetes de transferência de conhecimento e de Propriedade Intelectual (GAPIs), etc.).

Pretende-se criar uma oportunidade de intercâmbio de experiências, análise e políticas, de efeito duradouro, no âmbito da colaboração ciência-indústria entre instituições e indivíduos; fornecer resultados de aprendizagem e, em última análise, contribuir para a implementação das recomendações do Conselho nos países em questão. Será dado destaque especial aos casos português e dinamarquês. A OCDE tem em curso um exame aprofundado do sistema de inovação português, cujos resultados deverão ser plenamente conhecidos no início de 2018. Todavia, na conferência de 23 de novembro será já possível partilhar, a título preliminar, algumas pistas sobre o apoio público às interconexões entre ciência e indústria em Portugal.

A participação na Conferência é gratuita, sujeita a inscrição prévia neste formulário e limitada à capacidade do local.

Ponto de contacto: Márcia de Castro Boloch – Marcia.DE-CASTRO-BOLOCH@ec.europa.eu(link sends e-mail); +351 213 509 800

Contacto para questões de imprensa: Rita Fortunato Baptista – Rita.Fortunato-Baptista@ec.europa.eu; +351 966 822 590

Para mais informações:
https://ec.europa.eu/portugal/events/conference-exchanges-science-industry-collaboration_pt

Share