DENo dia 9 de Maio de 1950, face à situação de destruição e de instabilidade originada pela Segunda Guerra Mundial e à ameaça de um terceiro conflito, Jean Monnet, redigiu uma Declaração e, as suas primeiras linhas apresentam a ideia principal da proposta “a paz mundial não poderá ser salvaguardada sem uma criatividade à medida dos perigos que a ameaçam. Através da colocação em comum de produções de base e da instituição de uma alta autoridade nova, cujas decisões ligarão a França, a Alemanha e os países que a ela aderirem, esta proposta constituirá a primeira base concreta de uma federação europeia, indispensável à preservação da paz”.

Foi então apresentada a ideia/proposta de criação de uma instituição europeia supranacional à qual, actualmente designamos de União Europeia.

Mais tarde, reconhecendo-se a importância da data no processo de construção europeia, o dia 9 de Maio foi designado “DIA DA EUROPA.

Este dia tornou-se um símbolo europeu, reconhecendo a identidade política da União Europeia e constituindo uma oportunidade para serem desenvolvidas actividades que visem aproximar os cidadãos da Europa e vice-versa.

Este ano as instituições europeias identificaram as “Eleições Europeias” como tema base deste dia.

Com este propósito, o Centro tem vindo a desenvolver um conjunto de actividades, especialmente junto das escolas da sua área de intervenção, que passam também pela sensibilização dos cidadãos para a importância da participação activa nestas eleições.

Contactem-nos.

Para mais informações, consulte o site seguinte:

http://europa.eu/50/index_pt.htm