9maio_cartaz-213x300Amanhã, 9 de maio, o Dia da Europa será comemorado em toda a União Europeia. Este ano assinala-se o 70.º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial e o 65.º aniversário da Declaração Schuman. Hoje, a Comissão adotou um relatório sobre as históricas eleições europeias de 2014, no qual analisa a primeira campanha em que os candidatos à presidência da Comissão foram os cabeças de lista dos partidos políticos europeus.

Por ocasião do Dia da Europa, o Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, declarou:

«A União Europeia nasceu no rescaldo de uma terrível guerra. Continuamos a viver num mundo imprevisível, pelo que as palavras de Robert Schuman mantêm toda a sua atualidade. Quero uma Europa no centro da ação, uma Europa que avance, proteja os seus cidadãos e os seus próprios interesses e constitua um modelo para os outros.»

O Primeiro Vice-Presidente da Comissão, Frans Timmermans, que participará no debate sobre o «estado da União» no Instituto Universitário Europeu de Florença, declarou:

«Acredito na Europa porque continua a ser a melhor resposta de que dispomos para os desafios que enfrentamos a nível mundial. A atual Comissão pretende estar mais próxima dos cidadãos nos seus países e tomar conhecimento das suas preocupações em primeira mão. Por essa razão, congratulo-me com o facto de muitos dos meus colegas representarem a Comissão nas comemorações do Dia da Europa em toda a União.»

A Comissão é representada pelos seus Comissários e por membros do seu pessoal nos numerosos eventos organizados a nível europeu e nacional para comemorar estes dois importantes aniversários. A Comissão abrirá as suas portas ao público das 10h00 às 18h00. Haverá 25 «stands», representando várias Direções-Gerais, organizados em torno de cinco temas prioritários: emprego, crescimento e investimento; a União da energia e do ambiente; o mercado único digital; a UE no mundo e o Ano Europeu para o Desenvolvimento; a União ao serviço dos seus cidadãos.

Entre outras comemorações do Dia da Europa, incluem-se os dias de portas abertas das Representações da UE nos Estados-Membros, os diálogos com os cidadãos e eventos culturais, tais como concertos, espetáculos de dança, mercados alimentares, exposições de arte de rua e festivais de cinema. Na Expo 2015 de Milão, a Alta Representante/Vice‑Presidente Federica Mogherini e o Presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, participarão num Diálogo com os Cidadãos.

O primeiro Dia da Europa desde que a nova Comissão tomou posse constitui igualmente a ocasião para esta publicar o seu relatório sobre as eleições europeias de 2014. A seleção dos candidatos à Presidência da Comissão efetuada pelos principais partidos políticos europeus constituiu um novo passo rumo à democracia a nível europeu, que se traduziu na eleição, pelo Parlamento Europeu, do Presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker, e de toda a Comissão, com base num programa político claro.

Ao comentar o relatório sobre as eleições, a Comissária Věra Jourová declarou:

«A introdução de candidatos cabeças de lista constituiu um fator de mudança, já que permitiu aos cidadãos europeus participar mais ativamente na vida democrática da UE. Nas eleições de 2019, gostaria que um maior número de cidadãos exercesse o seu direito de voto.»

Para mais informações:
http://europedirectbraganca.ipb.pt/wp/wp-content/uploads/2015/05/dia-da-europa.pdf