regiostars2020 copyA Comissão Europeia anunciou os 25 finalistas do concurso RegioStars 2020 para os melhores projetos da política de coesão da UE em cinco categorias. Incentiva-se o público a votar no seu projeto favorito até 15 de setembro.

Um júri independente selecionou cinco finalistas por categoria (link is external) entre 206 candidaturas de elevada qualidade recebidas este ano.

Na categoria 1 «Transição industrial para uma Europa inteligente», o projeto «ESA-BIC Portugal (link is external)» cofinanciado pelo programa Centro 2020 do FEDER (Portugal) foi nomeado finalista. O projeto promove tecnologias espaciais para soluções inovadoras em mercados não espaciais, sendo pioneiro na Europa. Apoia empreendedores que pretendem utilizar ativos espaciais para gerar novos negócios em cidades inteligentes, transportes e logística, saúde, agricultura, economia azul ou ambiente.

Na categoria 2 «Crescimento sustentável: economia circular para uma Europa verde», foi nomeado como finalista o projeto «Fibrenamics Green (link is external)» cofinanciado pelo programa Norte 2020 do FEDER (Portugal). A Fibrenamics Green é uma plataforma inovadora para o desenvolvimento de produtos inovadores a partir de resíduos industriais, através da incorporação de design e engenharia. A plataforma visa gerar novos conhecimentos para criar novos projetos de valorização de resíduos, incorporando a ciência e a tecnologia, com base em sinergias contínuas entre universidades e empresas de diferentes domínios.

Os vencedores nas cinco categorias do concurso RegioStars 2020 e o vencedor do Prémio do Público serão anunciados em 14 de outubro de 2020 durante a Semana Europeia das Regiões e dos Municípios, em Bruxelas.

Ligações úteis: