junckerO Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, fará o seu primeiro discurso sobre o Estado da União perante o Parlamento Europeu na quarta-feira, dia 9 de setembro, pelas 08h00, hora de Lisboa.

Este discurso centrar-se-á nos grandes desafios que a Europa enfrenta e abordará o progresso da execução das dez prioridades da Comissão. Jean-Claude Juncker definirá a sua visão política para o futuro da UE que servirá de guia à preparação do Programa de Trabalho da Comissão para 2016. Em destaque deverão estar quatro temas principais: as prioridades legislativas da Comissão para 2016, a resposta da UE à crise dos refugiados, questões orçamentais e os esforços destinados a reforçar a união económica e monetária.

O Presidente da Comissão deverá, assim, apresentar uma nova proposta para enfrentar a crise dos refugiados, que permitirá a criação de um mecanismo permanente de recolocação de refugiados em toda a União Europeia.

O discurso sobre o Estado da União marcará o início das consultas com o Parlamento Europeu e com o Conselho sobre o programa de trabalho da Comissão. Trata-se de um elemento importante do diálogo estruturado entre as instituições. Enquanto evento político, o Estado da União é um fenómeno relativamente novo, que se tem realizado desde 2009, data em que foi criado pelo Tratado de Lisboa.

Para mais informações:
http://ec.europa.eu/priorities/soteu/