O Comité Económico e Social Europeu (CESE) selecionou a Escola Secundária Dr. Manuel Gomes de Almeida (Espinho) para participar na edição de 2017 de «A tua Europa, a tua voz», a Assembleia da Juventude anual do Comité que debate os principais desafios com os quais a Europa se defronta.

De entre mais de 680 candidaturas provenientes dos 28 Estados-Membros da UE e dos 5 países candidatos à adesão (Albânia, antiga República jugoslava da Macedónia, Montenegro, Sérvia e Turquia), foram selecionadas 33 escolas secundárias, num sorteio aberto, na presença de Gonçalo Lobo Xavier, vice-presidente do CESE, bem como de Katiana Vicens Guillén e Indrė Vareikytė, membros do CESE.

A edição de 2017 de «A tua Europa, a tua voz», organizada no âmbito do 60.º aniversário do Tratado de Roma,dará aos jovens a oportunidade de propor soluções para os principais desafios políticos com os quais a Europa se defronta.

Cada escola enviará a Bruxelas uma delegação composta por três alunos, com idades entre 16 e 17 anos, e um professor para participar numa reunião plenária de jovens, que terá lugar nos dias 30 e 31 de março de 2017.

Os alunos debaterão e levarão a votação os desafios políticos sobre o futuro da UE, para os quais sugerirão as suas próprias soluções.

Os preparativos de «A tua Europa, a tua voz» começarão no início de 2017 com a visita de um membro do CESE de cada país, a cada uma das escolas selecionadas, a fim de ajudar os alunos a preparar a reunião plenária de jovens. O membro do CESE fará uma apresentação sobre o CESE e explicará o seu papel no processo de decisão da UE.

Através desta iniciativa, o CESE – a voz da sociedade civil – fará ouvir as vozes, experiências e ideias da geração mais jovem na elaboração das políticas da UE.

Siga este assunto com a hashtag #YEYS2017