1 copyA Comissão Europeia revelou os finalistas do Prémio da Semana Europeia da Mobilidade de 2016 e do Prémio do Planeamento da Mobilidade Urbana Sustentável em matéria de frete urbano. Os vencedores dos dois prémios serão anunciados por Violeta Bulc, Comissária europeia responsável pelos Transportes e por Daniel Calleja, Diretor-Geral da Direção-Geral do Ambiente durante a cerimónia de entrega dos prémios a realizar em Bruxelas a 20 de março de 2017.

Prémio da Semana Europeia da Mobilidade
As cidades finalistas são Lisboa (Portugal), Malmö (Suécia) e Skopje (antiga República jugoslava da Macedónia).

Lisboa obteve esta posição por tornar os seus espaços públicos disponíveis a peões, enquanto Malmö se concentrou principalmente nas bicicletas como meio de transporte sustentável. O júri também assinalou o serviço de partilha de viaturas (car-pooling) em Skopje que ajuda os seus residentes a poupar dinheiro e a proteger o ambiente.

Nesta última fase encontravam-se ainda as seguintes cidades:

  • Białystok (Polónia)
  • Kruševac (Sérvia)
  • Palma (Espanha)
  • Prague (República Checa)
  • Samos (Grécia)
  • Sofia (Bulgária)
  • Valencia (Espanha)

Estes candidatos apresentam uma visão a longo prazo com um forte envolvimento da comunicação e público. Têm uma abordagem integrada e uma estratégia para recompensar o público em geral pelo seu comportamento em matéria de transporte sustentável.

Prémio da Semana Europeia da Mobilidade tem por finalidade destacar as autoridades locais que demonstram ter empreendido esforços significativos na promoção da mobilidade urbana sustentável.

A 15.ª edição da Semana Europeia da Mobilidade teve lugar de 16 a 22 de setembro de 2016 e um total de 2 427 vilas e cidades – a maior de participação de sempre – organizaram atividades de acordo com o tema anual da campanha: «Mobilidade inteligente e sustentável – um investimento para a Europa», ao abrigo do convite à apresentação de iniciativas «Mobilidade inteligente. Economia forte».

Um painel independente de peritos em mobilidade e transportes elaborou uma lista de 10 candidatos e selecionou três finalistas de um total de 63 candidaturas de 23 países diferentes.

 

Prémio do Planeamento da Mobilidade Urbana Sustentável
Prémio do Planeamento da Mobilidade Urbana Sustentável (SUMP) tem por finalidade recompensar as autoridades locais que foram bem-sucedidas no desenvolvimento de um planeamento de mobilidade que dá resposta às diversas necessidades de transporte de pessoas e empresas e, ao mesmo tempo, melhorando a qualidade de vida.

A 5.ª Edição do Prémio SUMP em matéria de frete urbano centra-se na integração das deslocações associadas a mercadorias e a serviços num planeamento de mobilidade urbana sustentável.

Para este prémio, o júri nomeou Bruxelas (Bélgica) pelos seus sistemas logísticos inovadores, Budapeste(Hungria) pela integração do frete na estratégia global de mobilidade e Estocolmo (Suécia) pela sua estratégia de estímulo da economia local, limitando o impacto adverso do frete urbano. Foram ainda reconhecidas as cidades de Berlim (Alemanha), Nápoles (Itália), Piatra Neamt (Roménia) e Roterdão (Países Baixos) pela qualidade das suas candidaturas.

 

No ano passado, a vencedora do Prémio da Semana Europeia da Mobilidade foi Múrcia (Espanha) pelo seu sucesso em termos de multimodalidade e intermodalidade do transporte.

Malmö (Suécia) venceu a 4.ª edição do Prémio SUMP pelos seus esforços em termos de multimodalidade e intermodalidade no planeamento da mobilidade urbana sustentável.

Para mais informações:
http://ec.europa.eu/portugal/news/lisbon-finalist-mobility-week-prize_pt