A Linha Interna entre Pedralva e Alfena integra a lista final de quinze grandes projetos de infraestruturas energéticas transeuropeias selecionados pela Comissão Europeia, no âmbito do Mecanismo Interligar a Europa (MIE), um programa de financiamento da União Europeia para as infraestruturas.

Os Estados-Membros da União Europeia acordaram recentemente com a proposta de investimento da Comissão Europeia, no valor de 217 milhões de euros, destinada a grandes projetos de infraestruturas energéticas transeuropeias, principalmente, na Europa Central e do Sudeste.

Entre os quinze projetos selecionados, destaca-se a presença do estudo ambiental e de engenharia para o desenvolvimento interno do duplo circuito de linhas aéreas de 400 kV entre Pedralva (concelho de Braga) e Alfena (concelho de Valongo) pela REN (Rede Elétrica Nacional, S.A.). Para o projeto português está previsto um financiamento no valor de 250 mil euros, com os trabalhos efetivos no terreno a iniciarem-se a partir de 2017.

Os projetos selecionados almejam, concomitantemente, incrementar e reforçar a segurança energética e mitigar o isolamento dos Estados-Membros das redes energéticas europeias. Adicionalmente, os projetos contribuirão para a realização de um mercado energético europeu e para a integração das energias renováveis no sistema elétrico.

Para mais informações:
http://ec.europa.eu/portugal/comissao/destaques/20160128_mecanismo_interligar_europa_pt.htm

 

Share