A edição de 2015 do Monitor da Educação e da Formação revela que são agora mais os Estados-Membros que atingiram as respetivas metas relativas ao aumento do número de alunos com habilitações de nível superior e à redução do abandono escolar precoce.

O Monitor da Educação e da Formação 2015 aponta progressos no que respeita aos níveis de habilitações na Europa, mas revela ser necessário mais investimento para alargar os benefícios da educação a toda a sociedade, tornando a educação mais inclusiva e fomentando a mobilidade social.

A Europa está no bom caminho para alcançar os objetivos que se fixou na Estratégia para o Crescimento e o Emprego até 2020. Contudo, estes progressos não são uniformes, sendo claras as discrepâncias nos Estados-Membros e entre eles. Os alunos oriundos de meios desfavorecidos e da imigração estão mais expostos ao risco de não atingirem níveis de instrução mínimos.

Os dados recolhidos para a elaboração do Monitor demonstram que os jovens de 15 anos em situação socioeconómica mais modesta estão cinco vezes mais expostos ao risco de não adquirirem competências básicas em literacia e numeracia do que os seus pares oriundos de meios mais favorecidos. O Monitor destaca ainda o facto de os alunos nascidos no estrangeiro serem duas vezes mais propensos a abandonar a escola precocemente do que os que nasceram na Europa.

Esta situação ocorre num contexto de cortes contínuos nas despesas com a educação, que, desde 2010, diminuíram 3,2% na Europa. O documento conclui que é necessário dar um novo impulso ao investimento na educação, a fim de criar sistemas educativos mais inclusivos na Europa e evitar aumentar a «pobreza educativa», que continua a ser uma das causas fundamentais do desemprego e da exclusão social. Recomenda aos Estados-Membros que centrem esforços na melhoria do acesso, da qualidade e da relevância dos sistemas de educação e formação.

O Monitor da Educação e da Formação 2015 é a quarta edição deste relatório anual, que retrata a evolução dos sistemas de educação e formação da Europa através da análise de um amplo conjunto de dados. Mede os progressos da Europa na consecução do grande objetivo para a educação da estratégia Europa 2020, enquanto parte da estratégia mais vasta da UE para o crescimento e o emprego. O relatório serve também de ponto de partida para avaliar os desempenhos dos países da UE, servindo de base aos relatórios anuais por país no quadro do Semestre Europeu.

Para mais informações:
http://ec.europa.eu/portugal/comissao/destaques/20151113_monitor_educacao_formacao_pt.htm