innovation_ptFoi lançado em Portugal o novo instrumento financeiro de garantia de empréstimo da União Europeia para as pequenas e médias empresas (PME) inovadoras. O Fundo Europeu de Investimento (FEI) e o banco português BPI assinaram o primeiro acordo «InnovFin Garantia para as PME» no país.
O acordo apoiará até 200 milhões de euros dos empréstimos concedidos a empresas inovadoras em Portugal ao longo dos próximos dois anos. O «InnovFin Garantia para as PME» é um dos instrumentos financeiros lançados pela UE e pelo Grupo Banco Europeu de Investimento (IP/14/670) para apoiar a inovação no âmbito do Horizonte 2020, o Programa-Quadro de Investigação e Inovação da UE.

O instrumento «InnovFin Garantia para as PME»fornece garantias e contragarantias para o financiamento da dívida de montantes de 25 000 até 7,5 milhões de euros, a fim de melhorar o acesso ao crédito por parte de pequenas e médias empresas inovadoras e de pequenas empresas de média capitalização inovadoras (até 499 trabalhadores).

Este instrumento é gerido pelo FEI e é implementado através de intermediários financeiros nos Estados-Membros da UE e nos países associados. No âmbito deste instrumento, os intermediários financeiros beneficiarão da garantia do FEI relativamente a uma parte das suas perdas incorridas no quadro do financiamento da dívida coberto pelo instrumento.

O «InnovFin Garantia para as PME» faz parte do «InnovFin – Financiamento da UE para Inovadores», a nova geração de instrumentos financeiros da UE e de serviços de aconselhamento desenvolvida no âmbito do Programa-Quadro Horizonte 2020 para facilitar o acesso ao financiamento por parte de empresas inovadoras.

Para mais informações:
http://ec.europa.eu/portugal/comissao/destaques/20141222_innovfin_garantia_pme_pt.htm

 

Share