clip_image002Com o objectivo de incentivar os desempregados e fomentar o emprego, a Comissão Europeia propôs recentemente a criação de um novo instrumento de micro financiamento que permitirá a concessão de micro créditos a pequenas empresas e a pessoas que perderam o emprego e desejam criar a sua própria pequena empresa.
Este instrumento visa conceder pequenos empréstimos aos desempregados que queiram criar um negócio e facilitar a expansão das empresas já existentes.

O Comissário Europeu responsável pela pasta do Emprego e Assuntos Sociais, Vladimir Špidla afirmou “Queremos facilitar o acesso ao crédito às pessoas que perderam o emprego para criarem ou expandirem uma empresa e para poderem começar de novo”, e “Além disso, queremos ajudar as pequenas empresas, para que continuem a crescer apesar da crise”.

Serão reafectados a este novo instrumento de micro crédito cerca de 100 milhões de euros de fundos disponíveis da União Europeia. Esta dotação poderia elevar-se a mais de 500 milhões de euros graças aos fundos concedidos por outras instituições financeiras como o Banco Europeu de Investimento.

Os jovens que desejam criar ou ampliar uma pequena empresa poderão beneficiar de assistência financeira, assessoria e formação para elaborar um plano comercial.

Quando os economistas falam de micro crédito, referem-se geralmente aos pequenos empréstimos concedidos aos habitantes dos países pobres para que possam criar o seu próprio negócio. Mas, perante a pior recessão das últimas décadas, o micro financiamento tem cada vez mais adeptos, inclusive nas economias mais ricas.
Para mais informações:
http://ec.europa.eu/news/employment/090703_pt.htm