erasmusDesde o seu lançamento em 1987, o Programa Erasmus já permitiu, a mais de dois milhões de estudantes, que pudessem efectuar uma parte dos seus estudos ou um estágio profissional noutro país europeu.

Para comemorar este feito, foram seleccionados 31 estudantes – um por cada país participante no Programa Erasmus – para representarem simbolicamente o bimilionésimo estudante Erasmus. Estes foram homenageados numa conferência realizada nos dias 5 e 6 de Outubro, em Lund, na Suécia.

Durante a conferência em causa foi analisada a futura evolução do Programa Erasmus e, de um modo mais geral, a questão de alargar a possibilidade de deslocação ao estrangeiro para fins de aprendizagem a todos os jovens.

Ao entregar os prémios, o Comissário Europeu responsável pela Educação, Formação, Cultura e Juventude, Maroš Šef čovič, referiu que o “Programa Erasmus é uma história europeia de sucesso e é com grande prazer que comemoro este marco do bimilionésimo estudante Erasmus”. E, salientou ainda que a Comissão Europeia “apoia fortemente a ideia de alargar a todos os jovens europeu a possibilidade de se deslocarem ao estrangeiro para aprender. A Conferência de Lund está a ajudar-nos a concretizar este objectivo”.

Actualmente, mais de 180 000 estudantes vão todos os anos para um país estrangeiro, através dos apoios concedidos.
Em meados de 2009, o número total de pessoas que se deslocaram ao estrangeiro como estudantes Erasmus ascendeu a 2 milhões.
Menos conhecido é o facto de que, desde 1997, mais de 200 000 professores do ensino superior também já participaram neste programa para ensinar no estrangeiro.
Além destes intercâmbios, as instituições têm cooperado na Europa através de diversos projectos e redes financiados pelo Programa Erasmus.

Desenvolvimento em: