Solidariedade copyTrês meses após o lançamento do Corpo Europeu de Solidariedade e a abertura das inscrições para os jovens europeus interessados na iniciativa, as organizações acreditadas que proporcionarão experiências de solidariedade podem agora aceder à base de dados para selecionar potenciais trabalhadores, estagiários ou voluntários para as suas atividades.

Muitas organizações estão em condições de disponibilizar vagas a pessoas inscritas no Corpo Europeu de Solidariedade: organizações não governamentais, organizações da sociedade civil, autoridades nacionais, regionais e locais ou empresas sociais, por exemplo.

Numa primeira fase, as organizações interessadas em participar no Corpo Europeu de Solidariedade podem apresentar um pedido de financiamento através dos programas de financiamento da UE existentes. Atualmente, oito destes programas apoiam o Corpo Europeu de Solidariedade. Para mais informações, consultar esta ficha informativa.

Para participar, as organizações participantes terão de se comprometer com a Missão e os Princípios do Corpo Europeu de Solidariedade, para além de aderir à Carta do Corpo Europeu de Solidariedade que define os direitos e responsabilidades durante todas as fases da experiência de solidariedade.

As organizações que já estão acreditadas no âmbito de um dos programas de financiamento têm acesso automático ao sistema em linha.

sistema em linha do Corpo Europeu de Solidariedade permite uma correspondência direta entre as organizações e os jovens interessados numa experiência de solidariedade.

No momento da inscrição, para além dos seus dados pessoais, os jovens podem indicar as suas competências, experiência, disponibilidade, preferências e motivação, bem como carregar os respetivos CV.

Para mais informações:
https://ec.europa.eu/portugal/news/european-solidarity-corps-matching-young-people-organisations_pt

Share