cityawardsA Comissão Europeia convida as cidades com mais de 50 000 habitantes, que fomentem a acessibilidade a pessoas idosas e com deficiência, a submeterem as suas candidaturas ao sexto prémio europeu para as cidades acessíveis até 10 de setembro (meia-noite da hora de Bruxelas).Desde 2010, mais de 200 cidades candidataram-se a este prémio, que reconhece as cidades pelo seu esforço na criação de ambientes mais acessíveis em todas as áreas da vida, tornando as cidades mais inclusivas e acessíveis a todos.

As cidades vencedoras serão premiadas pelos seus esforços, no sentido de facilitar o acesso de idosos e portadores de deficiência a áreas públicas como, por exemplo, habitações, parques infantis, ambientes de trabalho, transportes públicos ou tecnologias de comunicação.

A edição de 2016 premiará um primeiro, segundo e terceiro classificados, para além de duas menções honrosas:

  • A menção honrosa para «acesso ao trabalho» recompensa os esforços envidados pelas cidades para garantirem que os serviços de emprego público, bem como as iniciativas do setor privado, facilitam o acesso ao trabalho e tornam a informação sobre empregos acessível a pessoas com deficiência. Estes esforços podem tratar-se, por exemplo, de iniciativas que aumentem as oportunidades de emprego das pessoas com deficiência através da melhoria da acessibilidade nos locais de trabalho ou nos transportes, garantindo a acessibilidade de cada parte da comuta entre casa e o local de trabalho.
  • A menção honrosa para «cidades inteligentes acessíveis» reconhece os esforços envidados pelas cidades para se tornarem inteligentes de forma inclusiva, sobretudo garantindo que a tecnologia, as interfaces do utilizador e os serviços relacionados estão acessíveis a pessoas com deficiência mediante uma abordagem de «design para todos».

As candidaturas são feitas preenchendo e enviando os formulários de candidatura online (em inglês, francês ou alemão) no máximo até 10 de setembro de 2015.

Um júri nacional irá selecionar até três cidades por país com base nos critérios de avaliação fornecidos pela Comissão Europeia. Estes candidatos nacionais serão depois avaliados por um júri europeu.

Os prémios serão entregues a cinco cidades da UE numa cerimónia que terá lugar durante a edição anual da Conferência do Dia Europeu das Pessoas com Deficiência, em Bruxelas, no dia 7 de dezembro de 2015.

Em consonância com a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, a acessibilidade é um dos pilares da Estratégia da União Europeia para a Deficiência de 2010-2020, que tem como objetivo construir uma Europa

Para mais informações:
http://ec.europa.eu/social/main.jsp?langId=pt&catId=89&newsId=2237&furtherNews=yes