SME - Brochure Cover - V3.aiPortugal teve dois projetos pré-selecionados para a edição de 2014 destes prémios europeus. Um na categoria do apoio ao desenvolvimento dos mercados ecológicos e à eficiência de recursos e o outro na categoria do empreendedorismo responsável e inclusivo.Os projetos são o Think Ahead (AMS Goma-Camps em parceria com a AICEP) e o FAZ – Ideias de Origem Portuguesa (Fundação Calouste Gulbenkian em parceira com o MNE).

O primeiro projeto revolucionou o processo industrial tradicional com a instalação de uma ligação por pipeline ao seu fornecedor de pasta de papel, uma aliança única que reduziu as emissões de CO2 em 11 000 toneladas por ano e deu origem a uma competitividade importante nos mercados externos.

O segundo, com o lema «Lá se pensam, cá se fazem», visa selecionar e promover ideias e apoiar a concretização de projetos de empreendedorismo social que contribuem para transformar as tendências da emigração de forma eficaz para a sociedade portuguesa e o país na sua globalidade.

Este ano participaram 31 países (28 Estados-Membros da UE + Islândia, Sérvia e Turquia), o que se revela um recorde desde 2006, ano da primeira edição destes prémios.

O júri pré-selecionou 22 das centenas de projetos recebidos para as seis categorias e os vencedores serão anunciados em 2 de outubro de 2014, em Nápoles, Itália, durante a Assembleia das PME a decorrer no âmbito da Semana Europeia das PME, para a qual serão convidados todos os nomeados.

Um dos projetos receberá também o Grande Prémio do Júri das mãos do Comissário para a Indústria e o Empreendedorismo, Nelli Feroci.

Para mais informações:
http://ec.europa.eu/enterprise/policies/sme/best-practices/european-enterprise-awards/index_pt.htm
http://europa.eu/rapid/press-release_MEMO-14-497_en.htm

Share