p032706005802-559600_-_copyA edição de 2018 do Fórum Económico Mundial de Davos(link is external), sob o tema «Criar um futuro partilhado num mundo fraturado», conta com a presença do Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e com o Comissário europeu Carlos Moedas entre os mais de 2 500 líderes de empresas, governos, organizações internacionais, sociedade civil, academia, imprensa e artes.

Jean-Claude Juncker decidiu participar este ano – pela primeira vez na qualidade de Presidente da Comissão Europeia – porque a edição do encontro em Davos este ano será muito focada na Europa e no seu papel global. O Presidente tem reuniões bilaterais com Klaus Martin Schwab, com Bill Gates e com Benjamin Netanyahu, Primeiro-Ministro de Israel, e faz um discurso à plenária(link is external) no dia 25 de janeiro às 10h00 (hora de Lisboa).

Com a participação de muitos líderes da UE, o Fórum de Davos coloca a Europa no centro das discussões este ano e o tema enquadra-se bem com os esforços da Comissão Juncker para fortalecer a UE, para a tornar mais unida, mais democrática e mais capaz de tirar partido da globalização. A publicação ‘Europe is back’ lançada hoje pelo Centro Europeu de Estratégia Política sublinha dados essenciais da UE e dos resultados desses esforços – pode encontrá-la em https://ec.europa.eu/epsc/publications/other-publications/europe-back_en

No Fórum, que decorre entre 23 e 26 de janeiro em Davos-Klosters, Suíça, participam ainda os Vice‑Presidentes da Comissão Europeia Jyrki Katainen (24-26/01) e Maroš Šefčovič (23-25/01), os Comissários europeus Johannes Hahn (24-26/01), Cecilia Malmström (24-26/01), Pierre Moscovici (24-26/01) e Günther Oettinger (24-26/01), e o negociador principal para o Brexit, Michel Barnier.

Comissário Carlos Moedas, responsável pela Investigação, Ciência e Inovação, é orador em várias sessões sobre a revolução industrial, a Inteligência Artificial, a Internet das coisas, cibersegurança, os benefícios da transformação digital, a energia sustentável e, em particular, sobre o papel da inovação nestas áreas. Destaque para a sessão “Agile Governance in the Fourth Industrial Revolution“, a 25 de janeiro às 17h00 (hora de Lisboa), e para o debate sobre o papel da investigação fundamental na presença de Jean-Pierre Bourguignon, Presidente do Conselho Europeu de Investigação (ERC) e de Ben Feringa, prémio Nobel de química (2016) e bolseiro do ERC. Carlos Moedas reúne ainda com Paddy Cosgrave (CEO do Web Summit), com Johann Schneider-Ammann (Ministro suíço), com Sheryl Sandberg (COO da Facebook) e com presidentes e CEO de várias empresas, nomeadamente a Nestlé, a HP e a AT&T.

Para mais informações:
https://ec.europa.eu/portugal/news/Davos-2018_pt

Share