clip_image001No passado dia 28 e 29 de Abril, os ministros que tutelam o ensino superior em 46 países europeus reuniram-se na Bélgica para analisar os feitos no âmbito do Processo de Bolonha, definir uma nova agenda e acordar prioridades do espaço europeu do ensino superior até ao ano de 2020.
Face ao grande interesse dos países não europeus (países não pertencentes ao continente europeu) pelas reformas que estão a operar-se no espaço europeu ao nível do ensino superior, realizar-se–á, pela primeira vez, um “Fórum Político sobre o Processo de Bolonha”. Este fórum reunirá, para além dos 46 países europeus que participam no “Processo”, 20 países não europeus.
Aquando da reunião dos ministros da educação, referida anteriormente, foi apresentado um relatório de síntese sobre o Processo de Bolonha no qual se concluiu que a aplicação das reformas previstas tem progredido a bom ritmo, embora de forma heterogénea. Esta conclusão já constava do último relatório da Comissão de apoio ao Processo, salientando ainda que se registaram avanços substanciais, inclusive nas reformas estruturais.
Agora, a atenção deverá centrar-se na modernização das políticas nacionais e na concretização da aplicação das reformas dos estabelecimentos de ensino superior da Europa.
As principais reformas decorrentes do Processo de Bolonha incidem nos seguintes aspectos:
• estruturação do ensino superior em três ciclos  (licenciatura, mestrado e doutoramento);
• garantia de qualidade do ensino superior;
• reconhecimento das habilitações e dos períodos de estudo.
Os esforços de reforma vieram, até ao momento, proporcionar novas oportunidades, quer para as Universidades, quer para os Estudantes. De salientar que, face ao lançamento do Registo Europeu de Garantia da Qualidade do Ensino Superior que ocorreu o ano passado, está a ser dada maior visibilidade ao ensino superior europeu e a reforçar a credibilidade das instituições e dos programas na Europa e no Mundo.