do_the_right_mix_ptProjeto português de mobilidade urbana sustentável foi financiado pela campanha da UE “Do the Right Mix”.

A Comissão Europeia apresentou hoje as 19 iniciativas que irão beneficiar de financiamento ao abrigo da campanha a favor da mobilidade urbana sustentável batizada «Do The Right Mix». Cada uma das iniciativas selecionadas receberá até 7 000 EUR para apoiar atividades, tais como concursos de projetos e atividades educativas, que promovam formas de deslocação mais ecológicas e mais sustentáveis.

Entre as iniciativas há um projeto português. Chama-se UNI-CICLO, é promovido pela Cicloficina dos Anjos, em Lisboa, e visa criar oficinas comunitárias de bicicletas em dois campos universitários de Lisboa. Nestes campos, estudantes e funcionários vão poder aprender gratuitamente como se repara e faz a manutenção de uma bicicleta. (https://www.facebook.com/cicloficina.anjos).

«Ao longo desta campanha, a Europa revelou-se extremamente inovadora na construção de uma cultura de mobilidade urbana sustentável», afirmou o Vice-Presidente da Comissão Europeia Siim Kallas, responsável pelos transportes. «As diversas atividades revelaram que o transporte sustentável pode ser acessível a todos. Esperamos que graças a este financiamento esse excelente trabalho no terreno possa ser prosseguido.»

As atividades selecionadas este ano, que integraram a utilização de aplicações móveis e das redes sociais, encorajaram o público a repensar a sua escolha em matéria de transportes. Por exemplo, a região de Arnhem-Nijmegen, nos Países Baixos, desenvolveu uma aplicação para telemóveis que se inspira na Volta à França. O objetivo é utilizar tanto quanto possível a bicicleta para as deslocações para o trabalho, evitando assim os congestionamentos. O prémio para o vencedor é uma viagem a Paris.

A grande região do Luxemburgo pediu aos utentes dos transportes públicos que fizessem fotografias com os símbolos que representam os diferentes modos de transporte que utilizam para se deslocarem, e que em seguida as partilhassem no Facebook. O utente cuja fotografia receba o maior número de votos ganhará bilhetes para os transportes públicos gratuitos, e um jogo de sociedade.

Em Gdynia (Polónia), no âmbito de um concurso batizado «(R)evolução do estacionamento», jovens designers e arquitetos serão convidados a transformarem espaços de estacionamento selecionados da forma o mais aliciante e estética possível. Para tal disporão de um orçamento limitado.

No âmbito da campanha «Do The Right Mix», atualmente no seu terceiro e último ano, mais de 605 iniciativas a nível local, regional e nacional a favor da mobilidade urbana sustentável foram registadas no sítio webwww.dotherightmix.eu. O objetivo é encorajar as pessoas a abandonarem, no seu dia a dia, o automóvel e a utilizarem uma combinação de modos de transporte mais sustentáveis. Estas iniciativas de promoção, que podem provir dos 28 Estados-Membros da UE, bem como da Noruega, da Islândia e do Liechtenstein, figuram no sítio web do mapa da mobilidade, o que dá maior visibilidade a todos os intervenientes e às suas atividades.

Este último convite à apresentação de candidaturas recebeu 66 candidaturas provenientes de 23 países elegíveis, contra 18 no ano passado, o que representa um alargamento do âmbito da campanha.