Road TRIP copyA Direção-Geral da Política Regional e Urbana da Comissão Europeia vai proporcionar a oito jovens europeus uma nova oportunidade de experimentarem em primeira mão o que a União Europeia representa e a sua atividade no terreno através do projeto «Road Trip».

Quatro equipas, constituídas por dois jovens, embarcaram numa viagem com uma versão própria de autocarro hop-on hop-off (turístico).

Ao longo do trajeto, alguns habitantes locais juntam-se aos viajantes durante algum tempo, apresentando-lhes a forma de vida e as paisagens locais. As viagens abrangem todo o continente, desde a costa do Mediterrâneo até ao mar Báltico e das costas do Atlântico às margens do Danúbio.

4 rotas — 4 variantes do projeto «Road Trip»

Rota do Mediterrâneo
Palavras-chave: Civilização, pessoas, terra e mar, humanidade, berço, raízes, circulação, intercâmbio, agitação, arqueologia, travessia, área, (agri)cultura
Essência comum: «a rota das raízes». Cruzamento de civilizações, mosaico de povos.

Rota do Atlântico
Palavras-chave: Exploração, pessoas, oceano, água, força, energia, recurso, risco, ondas, vento, desporto, inovação
Essência comum: o espírito aventureiro, grandes navegadores à (re)descoberta do «Velho Continente».

Rota do Danúbio
Palavras-chave: Natureza, pessoas, rio, nascente, recurso, ligações, coração, pulmão, bacia, solo, inspiração, energia, confluência.
Essência comum: uma viagem ao coração geográfico da Europa. Associação de vários países em prol da proteção de um recurso comum.

Rota do Báltico
Palavras-chave: História e geografia, pessoas, Oriente e Ocidente, em torno de um mar (bem comum), ontem e hoje, muralhas e grandes espaços, guerra e paz, no rumo certo, solidariedade, liberdade.
Essência comum: os países limítrofes do mar Báltico partilham a geografia, mas muitas vezes a história originou divisões entre estes países.

Para mais informações:
https://ec.europa.eu/portugal/news/road-trip-project_pt

 

Share