cp_investments_energy2014_2020A Comissão Europeia lança hoje a Plataforma de Especialização Inteligente para a Energia, que ajudará as regiões e os Estados-Membros a utilizarem mais eficazmente os fundos da política de coesão na promoção de uma energia sustentável. Esta plataforma ajudará as regiões a trocarem conhecimentos sobre o investimento na energia sustentável e, em particular, na implantação de tecnologias hipocarbónicas inovadoras.

Ao apoiar uma utilização ótima dos fundos da política de coesão em projetos de promoção da energia sustentável, a plataforma contribuirá diretamente para aplicação da Estratégia para a União Europeia da Energia. Procurará também melhorar a articulação entre as atividades nacionais, regionais e locais relacionadas com a inovação no domínio energético, tendo em vista a adoção de uma agenda estratégica comum para as prioridades energéticas. Criada pelo serviço científico interno da Comissão, o Centro Comum de Investigação (CCI), a plataforma ajudará a estimular o crescimento económico das regiões, garantindo um abastecimento energético sustentável, competitivo e seguro.

Corina Creţu, Comissária Europeia responsável pela Política Regional, declarou que: «No período de 2014-2020, serão investidos mais de 38 mil milhões de euros de fundos da política de coesão na execução da Estratégia para a União Europeia da Energia e no impulsionamento da transição para uma economia hipocarbónica em todos os setores. Tal representa mais do dobro do financiamento em comparação com o período anterior. O financiamento da política de coesão oferece muitas oportunidades, mas também coloca desafios importantes às regiões em termos de implementação dos projetos energéticos cofinanciados pela UE. Congratulo-me, por isso, com a nova Plataforma para a Energia, que concentrará vários conhecimentos em matéria de energia sustentável e ajudará as regiões a utilizarem de forma eficaz os fundos disponíveis para investirem em soluções inovadoras.»

Na opinião de Tibor Navracsics, Comissário Europeu responsável pela Educação, Cultura, Juventude e Desporto e pelo CCI: «Construir uma verdadeira União da Energia exigirá uma sólida base científica. Verifico, pois, com agrado que o serviço científico interno da Comissão, o Centro Comum de Investigação, assume um papel vital nessa construção. A Plataforma de Especialização Inteligente concilia conhecimentos científicos e ferramentas inovadoras para a criação de redes. Ajudará as regiões a acederem à informação e a trocarem ideias e boas práticas, o que por sua vez produzirá novos conhecimentos e transformará essas regiões nos pilares da União da Energia.»

Para mais informações:
http://ciedbraganca.ipb.pt/wp/wp-content/uploads/2015/05/Energia-verde-e-a-eficiência-energética.pdf

Share