Os programas de promoção dos produtos agroalimentares da UE de 2019 centrar-se-ão principalmente nos mercados fora da UE com o maior potencial de crescimento.

A Comissão Europeia adotou o programa de trabalho da política de promoção de 2019 em 14 de novembro, com 191,6 milhões de euros a disponibilizar para os programas selecionados para cofinanciamento da UE – um aumento de 12,5 milhões de euros em comparação com 2018. Serão atribuídos 89 milhões de euros a campanhas em países de elevado crescimento como o Canadá, a China, a Colômbia, o Japão, a Coreia, o México e os Estados Unidos. Uma parte do dinheiro será afetada à promoção de produtos específicos, como as azeitonas de mesa.

Phil Hogan, Comissário responsável pela Agricultura e Desenvolvimento Rural, disse: «A Europa é o principal produtor mundial de produtos alimentares e de bebidas de qualidade. Congratulo-me com o facto de, com uma ênfase ainda maior nos esforços de promoção em 2019, aumentar a sensibilização para este facto, tanto na UE como em países terceiros com um elevado potencial de crescimento, em benefício dos nossos agricultores e dos nossos produtores agroalimentares. O número crescente de acordos comerciais oferece aos nossos produtores mais oportunidades de os explorar e a Comissão dá-lhes todo o seu apoio na promoção e exportação dos seus produtos».

Na própria UE, a tónica é colocada em campanhas que promovam os diferentes sistemas e rótulos de qualidade da UE, incluindo a denominação de origem protegida (DOP), as indicações geográficas protegidas (IGP) e a especialidade tradicional garantida (ETG), bem como os produtos biológicos. Além disso, uma parte do financiamento destina-se a determinados setores específicos, como o arroz, frutas e produtos hortícolas produzidos de forma sustentável. Este último setor foi especificamente selecionado para promover uma alimentação saudável junto dos consumidores da UE.

Os convites à apresentação de propostas para campanhas específicas serão publicados em janeiro de 2019. Estarão abertos a uma vasta gama de organismos, tais como organizações comerciais, organizações de produtores e grupos agroalimentares responsáveis por atividades de promoção.