roteiro-minhoO Comissário europeu Carlos Moedas leva a terceira edição do Roteiro da Ciência, nos dias 19 e 20 de dezembro, à região do Minho. Com uma agenda dedicada à investigação, ciência e inovação, o Comissário reúne com autarcas, representantes das universidades da região norte, investigadores e empresários.

A região do Minho é a terceira contemplada a receber o Roteiro da Ciência, uma iniciativa que permite explicar a ação da Comissão Europeia na promoção da Investigação, Ciência e Inovação, nomeadamente através dos instrumentos europeus em vigor (Horizonte 2020, Fundos Estruturais e Plano de Investimento Juncker), conhecer casos de sucesso de instituições públicas e privadas, assim como investigadores e empresas, promovendo o contacto entre instituições regionais, nacionais e europeias.

A visita irá decorrer pelas cidades de Vila Nova de Famalicão, Guimarães e Braga. Em cada um destes concelhos, o Comissário Carlos Moedas visita os centros de investigação, empresas e estabelecimentos de ensino superior que mais se destacam pela capacidade de inovação e de produção de conhecimento. A empresa Bosch Car Multimedia é um dos exemplos no desenvolvimento de novas tecnologias e aplicabilidade das mesmas na produção industrial. Reconhece ainda a utilidade e o valor no estabelecimento de parceria com a Universidade do Minho, o que contribui para o seu nível de destaque.

A integração dos centros de investigação em redes europeias também recebe a atenção do Comissário: o Centro Tecnológico CITEVE, como referência internacional pela qualidade no desenvolvimento de novos materiais; e o Centro de Investigação 3B’s, contemplado recentemente com um investimento de 15 milhões de euros para a criação de um centro de investigação de excelência europeu em Medicina Regenerativa e de Precisão.

O Comissário encontra estudantes e outros cidadãos através da iniciativa «Diálogo com os Cidadãos», subordinada ao tema «União Europeia, desafios presentes e o papel das próximas gerações». Na Reitoria da Universidade do Minho, Carlos Moedas terá contacto com estudantes que participam ou irão participar no programa Erasmus+.