SCT 2018No âmbito da Semana da Ciência e Tecnologia 2018 ( de 19 a 23 de novembro) que é  promovida pelo Programa Ciência Viva e tem como finalidade proporcionar aos estudantes do ensino secundário uma oportunidade de aproximação à realidade da investigação científica e tecnológica o Centro Europe Direct recebeu no dia 20 de novembro uma turma de 12º ano da Escola Secundária Abade de Baçal.

Para esta turma e seus professores acompanhantes foi realizada um sessão informativa subordinada ao tema: “O que é ser cidadão europeu? Quais os teus direitos? Quais as tuas obrigações?”

O objectivo desta sessão era dar a conhecer as oportunidades de estudar noutro Estado-Membro da União Europeia, bem como os seus direitos, designadamente no que diz respeito às oportunidades de aprendizagem, reconhecimento académico e proteção social.

Procurou-se ainda explicar a REDE EURES que consiste em prestar informação, aconselhamento e serviços de recrutamento/colocação (adequação da oferta e da procura de mão de obra) em benefício de trabalhadores e empregadores, bem como de qualquer cidadão que pretenda beneficiar do princípio da livre circulação de pessoas.