ear_it_ptO projeto EAR-IT foi desenvolvido por um consortium, composto por institutos de investigação, consultores de mercado europeus e uma PME chinesa, do qual faz parte a Uninova, que utilizou a tecnologia acústica inteligente para recolher dados com impacto no nosso quotidiano.

O projeto EAR-IT utiliza aplicações pioneiras desenvolvidas em laboratório, que através de sensores, fazem o rastreamento acústico para recolher dados sobre, por exemplo, monitorização do fluxo de tráfego ou o controlo da utilização da energia dentro de casa. Estas aplicações poderão permitir o desenvolvimento de cidades e edifícios inteligentes.

A cidade de Santander, em Espanha, foi o banco de ensaio para as aplicações de exterior deste projeto, convertendo-se num enorme dispositivo de investigação experimental, SmartSantander, onde foi feita a monitorização do fluxo de tráfego num cruzamento próximo do hospital da cidade e análise da densidade de tráfego em duas ruas da cidade.

O projeto EAR-IT desenvolveu também a utilização doméstica dos dados acústicos para economizar energia avaliando o que se passa numa divisão e quantas pessoas ali se encontram.

Uma aplicação muito importante, à luz do envelhecimento da população europeia, seria a utilização de sensores acústicos para detetar se uma pessoa que vive só se encontra bem ou precisa de ajuda.

Para mais informações:
http://www.ear-it.eu/