gina 1A apresentação pública do projeto Uma Nova Narrativa para a Europa, primeiro evento daquela inciativa, realizou-se em Lisboa, na Representação da Comissão Europeia em Portugal, no dia 24 de outubro, com a presença de alguns Parceiros, organizações da sociedade civil e comunicação social.

É um projeto de envolvimento e participação dos cidadãos para promover a reflexão, o debate e a proposição de ideias que alimentem uma nova narrativa para a Europa.
O Projeto disponibiliza um conjunto de meios para implicar os cidadãos na criação de discursos que promovam os valores, o sentido de comunidade, as ligações afetivas ao modelo civilizacional assente num património espiritual, cultural, artístico, científico e numa história comuns. O texto O Corpo e a Mente da Europa, resposta de um conjunto de personalidades – artistas, cientistas, escritores e programadores culturais – ao desafio lançado pelo Parlamento Europeu e pelo então Presidente da Comissão Europeia, narrativa inspiradora deste Projeto, é também um instrumento de suporte a todas as atividades e eventos que se estendem até março de 2015.

Qualquer cidadão pode propor a sua narrativa em forma de texto, imagem, vídeo ou qualquer outro suporte. que depois verá publicada no site do projeto.

Também poderão participar organizações culturais, escolas secundárias, clubes europeus e universidades, incluindo as seniores, que organizem as atividades “Café Europa” ou “Aula-Debate” ou participem no Concurso.

Para debater os ideais expressos na Declaração “O Corpo e a Mente da Europa” elaborada pelo Comité Cultural do Projeto «Uma Nova Narrativa para a Europa» vai ter lugar uma Conferência Internacional, dia 23 de janeiro na Casa da Música, no Porto.