juvenes_translatores_2010_ptEste ano, mais de 3 000 alunos de 740 escolas secundárias da UE participaram, em novembro de 2014, no concurso «Juvenes Translatores», sendo os seus trabalhos avaliados por tradutores da Comissão. Os vencedores, um de cada país, serão convidados para a cerimónia de entrega dos prémios em Bruxelas, em que cada um receberá um troféu entregue pela Vice-Presidente da Comissão Europeia, Kristalina Georgieva, responsável pelo Orçamento e Recursos Humanos.

Francisca Sequeira Gonçalves, foi a vencedora deste ano do concurso , receberá o prémio durante uma cerimónia que terá lugar em Bruxelas a 16 de abril de 2015. A aluna vencedora, de 17 anos, frequenta o Agrupamento de Escolas João Araújo Correia, de Peso da Régua.

Os alunos que participaram no exame podiam escolher qualquer uma das 552 combinações possíveis entre as 24 línguas oficiais da UE. As 148 combinações utilizadas este ano incluíam a possibilidade de traduções do checo para o espanhol, do polaco para o grego e sueco e do espanhol para o búlgaro.

O concurso «Juvenes Translatores» (designação em latim para jovens tradutores) é organizado anualmente, desde 2007, pela Direção-Geral da Tradução da Comissão Europeia, com o objetivo de promover a aprendizagem de línguas nas escolas e dar aos jovens uma ideia do que é ser tradutor. O concurso está aberto a jovens de 17 anos que frequentam o ensino secundário (jovens nascidos em 1997, no caso da edição de 2014-2015) e desenrola-se, em simultâneo em todas as escolas selecionadas de toda a União Europeia, incluindo as regiões ultraperiféricas. O concurso já incentivou alguns dos participantes a enveredar pelo estudo das línguas e a tornar-se tradutores.

Para mais informações:

http://ec.europa.eu/portugal/comissao/destaques/20150203_vencedores_juvenes_translatores_pt.htm

Share