yeysturns10-vote-future22march2019 copyO Colégio Minerva do Barreiro e outras 32 escolas europeias vão a Bruxelas no próximo mês de março para debater as suas opiniões, esperanças e expectativas acerca das próximas eleições europeias.

Nos dias 21 e 22 de março, estudantes do ensino secundário (dos 16 aos 18 anos) de toda a Europa vão a Bruxelas para partilhar opiniões e ideias sobre as eleições europeias de 2019 e trabalhar em conjunto no evento «A tua Europa, a tua voz» faz 10 anos: vota pelo futuro! Vão debater oportunidades e riscos potenciais e avançar soluções para os desafios atuais. O Comité Económico e Social Europeu (CESE) encarregar-se-á de fazer chegar as propostas aos legisladores.

O Colégio Minerva do Barreiro foi a escola portuguesa selecionada para participar este ano no evento YEYS.

As eleições europeias de 2019 adivinham-se particularmente difíceis, num contexto de crescente euroceticismo, mas o CESE pretende sensibilizar os jovens, e motivar os eleitores levando, assim, mais gente às urnas.

Os debates dos alunos incidirão sobre três questões específicas:

• O que fazer para aumentar a participação nas eleições para o Parlamento Europeu?
  • Como reforçar a democracia representativa no futuro?
  • Como intervir na vida política para lá das eleições europeias – que modos de intervenção escolheriam os jovens?

Na reunião plenária «A tua Europa, a tua voz», os jovens elegerão três propostas que o Parlamento Europeu deverá ter em conta na sua campanha para as eleições europeias.

A seleção das 33 escolas realizou-se em Bruxelas no dia 29 de novembro, através de um sistema eletrónico aleatório. A iniciativa contará com a participação de uma escola de cada um dos 28 Estados-Membros da UE e dos cinco países candidatos à adesão (Albânia, antiga República jugoslava da Macedónia, Montenegro, Sérvia e Turquia). A edição do seu 10.º aniversário registou 1038 candidaturas, um número recorde.

«A tua Europa, a tua voz» é um evento organizado pelo Comité Económico e Social Europeu, a voz da sociedade civil a nível europeu, e constitui a iniciativa emblemática deste Comité destinada aos jovens. Através desta iniciativa, o CESE procura assegurar que as opiniões, as experiências e as ideias da geração mais jovem são tidas em consideração na elaboração das políticas da UE.